CENTRO MUNICIPAL DE MARCHA E CORRIDA DE 5 ESTRELAS

0

O Município de Arcos de Valdevez celebrou, recentemente, um protocolo com a Federação Portuguesa de Atletismo e o centro de Atletismo de Arcos de Valdevez, com o objetivo de criar o Centro Municipal de Marcha e Corrida.

O Programa Nacional de Marcha e Corrida é uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e da Federação Portuguesa de Atletismo, que visa a promoção da prática da marcha e da corrida com uma forte preocupação na implementação de estilos de vida mais saudáveis.

Neste âmbito, o Centro de Marcha e Corrida de Arcos de Valdevez, que é detentor de 5 estrelas por possuir WC, balneários, bebedouros, zona de repouso e centro de apoio técnico, tem como objetivo complementar o circuito bio saudável e prestar apoio a quem caminha ou pratica marcha, desde os que agora a iniciam, aos que regularmente a praticam, mas de forma não orientada e que pretendem ser aconselhados de modo a tirar mais proveito do seu treino.

O Centro de Marcha e Corrida de Arcos de Valdevez disponibiliza aos seus praticantes um enquadramento técnico, constituído por técnicos com experiência desportiva e com uma formação técnica específica que garante uma intervenção qualificada.

Os interessados poderão realizar 3 percursos, nomeadamente, o Percurso Entre Pontes, de dificuldade fácil, o Percurso do Vez, de dificuldade moderado e o Percurso do Centro Histórico, moderado a difícil.

Ao celebrar este protocolo as partes comprometeram-se a promover e incentivar a prática desportiva em geral e da prática da marcha e da corrida de forma regular em particular, junto da população; Combater os hábitos de sedentarismo e contribuir para a melhoria dos níveis de saúde da população através de uma prática desportiva regular muito eficaz na obtenção deste objetivo; envolver e desenvolver mecanismos de cooperação entre diferentes instituições (autarquias, organizações de provas, clubes, associações desportivas, escolas, entre outras) para se constituir um verdadeiro projeto nacional no âmbito da prática da marcha e corrida; disponibilizar um conjunto de serviços de apoio a uma prática consciente, orientada e regular da marcha e da corrida; criar iniciativas locais que aumentem as oportunidades para a prática individual ou em grupo da marcha e da corrida; e desenvolver e reforçar junto da comunidade local um ambiente social e encorajador de um estilo de vida ativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here