Centro Paroquial Social de Barbeita

0
foto /// Direitos reservados
O Centro Paroquial de Barbeita realiza diariamente um trabalho importantíssimo na promoção integral de todas as pessoas da paróquia num espírito de solidariedade cristã, humana, social e cultural.

No dia sete de setembro de 1998, o centro recebeu os primeiros utentes. Nessa data tinha capacidade para albergar 19 utentes no lar, 15 no centro de dia e 29 no apoio domiciliário, fazendo cobertura de 15 das então 33 freguesias do concelho monçanense e ainda duas do vizinho concelho de Melgaço. Um ano voltado foi necessário projetar uma ampliação do espaço. Esta reestruturação foi finalizada em 2003 o que permitiu aumentar para 25 os utentes do lar.

Em 2006 foi inaugurada a “Cresce Arco-íris” com capacidade para 33 crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade.
O Padre Américo Rocha Alves foi o fundador e é hoje presidente do centro.
Hoje, o Centro coloca ao serviço da população serviços como o Lar para idosos, Centro de dia, Centro de Noite, Serviço de Apoio domiciliário e Creche.

O lar de idosos já atingiu a capacidade máxima e não haverá mais nenhum alargamento depois de ter concluído a última fase em setembro de 2012. No futuro, o centro, pretende continuar o trabalho que tem sido feito e se possível continuar a estabelecer parcerias com outras entidades e instituições no sentido de descentralizar os serviços inerentes a este projeto.
São vários os propósitos desta fundação. Encontrar respostas adequadas às problemáticas existentes na 3.ª idade e na infância, promover o processo de integração social a qualquer classe etária mais desfavorecida e contribuir para a construção de uma sociedade equitativa.
Nesse sentido são, normalmente, desenvolvidas ações que reforçam o envolvimento das comunidades, incentivando o trabalho em parceria a solidariedade local e a integração social.

SERVIÇOS

O Centro Paroquial tem à disposição da população os seguintes serviços:

> Lar de Idosos
> Centro de Dia
> Serviço de Apoio Domiciliário
> Cresce
> Centro de Noite (Bela)
> Centro de Convívio (Troviscoso)
> Serviço de Teleassistência

LAR DE IDOSOSDSC00290

Disponível para todos os idosos em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia, um equipamento de alojamento temporário ou permanente.
É possível usufruir dos seguintes serviços: Estadia; Alimentação; Higiene Pessoal; Tratamento de roupa; Vigilância 24h/dia; Acompanhamento médico e de enfermagem na instituição; Fisioterapia; Atividade Física; Acompanhamento psicossocial; Atividades de animação e recreação; Serviços externos ( marcação de consultas e acompanhamento aos serviços de saúde).

CENTRO DE DIADSC01056

Oferece um conjunto de serviços que contribuem para manter o idoso ativo e inserido na sua rede social de apoio.
Possui os seguintes serviços: Atividades de animação; Passeios; Refeições; Tratamento de roupas; Higiene Pessoal; Higiene habitacional; Cuidados médicos e de enfermagem; Fisioterapia; Transportes.

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

São prestados cuidados básicos no domicílio a indivíduos que, por motivos de idade avançada, de saúde, deficiência ou desajustamentos familiares graves, não possam assegurar as necessidades básicas de vida diária.
O Centro disponibiliza: Cuidados de Higiene e conforto pessoal; Almoços e Jantares ao domicílio; Animação Sociocultural; Teleassistência; Enfermagem; Fisioterapia; Limpeza de habitação; Tratamento de roupas.

CRESCEDSC00323

A Cresce “Arco-íris” veio dar resposta às necessidades das crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos. Tem capacidade para 35, distribuídas pelo berçário, sala de 1-2 anos e sala de 2-3 anos. Aqui são desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas como: Expressão plástica; Expressão musical; Expressão motora; Domínio da Matemática, entre outras.

CENTRO DE NOITE

Situado na freguesia de Bela, este equipamento serve pessoas idosas com autonomia que, por evidenciarem situações de solidão, isolamento, e insegurança necessitam de acompanhamento durante a noite. Os serviços incluídos nesta resposta social são os seguintes: Estadia; Jantar; Ceia; Pequeno-Almoço; Higiene Pessoal; Tratamento de Roupas; Acompanhamento médico e de enfermagem; Transporte.
Tem como base o apoio eventual e temporário e não deve ser confundido com o lar de idosos.

CENTRO DE CONVÍVIODSC01173

Na freguesia de Trovisco desenvolveu-se este equipamento da parceria entre o CPSB e a junta de freguesia de Troviscoso que pretende contribuir para um envelhecimento saudável e ativo e para a autonomia e bem-estar dos idosos. Ajuda, também, a prevenir a solidão e o isolamento com atividades como: Física; Expressão Plástica e Dramática, Jogos de Mesa; Culinária; Cinema; Dança; Festas e Comemorações.

SERVIÇO DE TELEASSISTÊNCIASONY DSC

O mais recente serviço que o centro oferece é de Teleassistência. Um programa de apoio a idosos que são suficientemente autónomos para viveram sós ou que não têm retaguarda familiar nem social. O sistema visa, de uma forma extremamente simples, dar resposta pronta a situações de emergência, promovendo a segurança e independência em domicílio, minimizando os efeitos dos acidentes em casa e melhorando a qualidade de vida do idoso.

Este projeto reúne as cinco IPSS’s do concelho de Monção, em articulação com a GNR, Bombeiros Voluntários, Centro de Saúde e Proteção Civil.
A Teleassistência consiste na colocação de um aparelho, em casa do idoso, ligado ao telefone fixo. O aparelho possui um botão de alarme e uma coluna altifalante. Desta forma, o utente tem um colar ou pulseira com o botão de alarme, podendo transportá-lo 24h/dia, mantendo-se funcional até uma distância de 200 metros do telefone. Em caso de queda ou mesmo em questões de insegurança como roubos ou assaltos, basta premir o botão, desenca

deando, de imediato, uma ligação para a central dos Bombeiros Voluntários de Monção, que tendo em conta a situação descrita pelo utente, acionam os mecanismos de socorro adequados. Assim, através de um sistema simples e fácil de utilizar, as pessoas podem estar protegidas 24 horas por dia, para isso basta premir um botão!

Rosa Pereira Barros, uma senhora de 80 anos é uma das idosas que já possui a teleassistência em casa. Depois de ter caído em casa e de ter sentido a aflição por não conseguir pedir ajuda, não hesitou em aderir a este pro

jeto. Agora sente-se mais segura e utiliza confiante a pulseira no seu pulso. Dona Rosa, como é carinhosamente tratada pelas assistentes do Lar mostrou à Vale mais o equipamento instalado em sua casa. “Infelizmente estou muitas vezes sozinha em casa, e caso me aconteça alguma coisa, posso pedir, de imediato, ajuda, através deste aparelho”, disse-nos.

“Sinto-me segura em todos os aspetos, quer em possíveis quedas, quer a nível de saúde e quer a nível de seguridade”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here