Centro Tecnológico Marítimo vai nascer na Praia Norte

0

Em 2019 será criado um Centro Tecnológico Marítimo na Praia Norte. O anúncio foi feito por José Maria Costa, autarca vianense, durante um workshop de Economia Azul que aconteceu em Viana do Castelo.

Viana do Castelo quer reforçar a sua centralidade enquanto cidade atlântica, potenciando o Porto de Mar com novas acessibilidades e quer que o porto vianense seja de referência a nível tecnológico, associando energias renováveis com a instalação de tecnologia de equipamento GPL para navios mais amigos do ambiente.

O Centro Tecnológico Marítimo pretende ser um espaço de inovação e conhecimento, dedicado ao desenvolvimento de novas tecnologias de gestão portuária, de monitorização de zonas costeiras, sendo ainda espaço de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos e apetrechos de pesca mais inteligentes, biodegradáveis e amigos do ambiente.

Este novo desafio tecnológico está, também, associado ao desenvolvimento do cluster de construção naval de embarcações de recreio e navios para a Marinha e Marinha Mercante. Tal vai favorecer as novas tecnologias e a introdução de sistemas e componentes na construção naval mais adaptados à sustentabilidade.

José Maria Costa defendeu que Viana do Castelo vai ser, nos próximos anos, uma referência ao nível do novo conceito de marinas inteligentes, dedicando a Marina Atlântica da cidade para acolher embarcações e desenvolver a construção e reparação de embarcações de recreio mais modernas e com materiais mais sustentáveis.

O workshop sobre Economia Azul em Portugal foi organizado conjuntamente pela Comissão Europeia, através da Direção Geral de Assuntos Marítimos e Pescas, pelo Ministério do Mar de Portugal, através da Direção Geral de Política do Mar, e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here