Cerveira debateu o europeísmo no centro político da Europa 

0
Cerveira debateu o europeísmo no centro político da Europa 

Cerveira debateu o europeísmo no centro político da Europa. No âmbito da celebração do Dia da Europa (9 de maio), o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira foi convidado a assistir à sessão de capacitação do projeto “Pop-Up Europe”, na região da Antuérpia, Bruxelas.

Coordenado pelo Município de Silvi (Itália), o “Pop-Up Europe – Delivering Europe to its Citizens” agregou o Município de Vila Nova de Cerveira (Portugal), a Província de Antuérpia (Bélgica) e o Município de Gulbene (Letónia), numa parceria cujo objetivo se centrou na troca de experiências partilha das melhores práticas adotadas pelos Municípios no âmbito de campanhas de informação e sensibilização sobre temas europeus.

A atividade promovida pela Província da Antuérpia abrange cerca de 4000 alunos por ano, resultado de uma das ações de capacitação dinamizadas no terreno e galardoada como boa prática europeia com o Prémio Europeu de Comunicação Pública 2017.

Fernando Nogueira acompanhou uma sessão prática dirigida a alunos do ensino básico da região de Antuérpia, na qual foram debatidas temáticas como a história da construção da Europa, o papel fundamental das instituições europeias, a formação cívica para jovens estudantes e a consciencialização para as alterações climáticas, tendo como denominador comum a necessidade de promover uma cidadania mais participativa, inclusiva e sustentável.

Durante dois anos, o projeto “Pop-up Europe” enquadrado na Ação-Chave 2 – Educação de Adultos – Parcerias Estratégicas – KA204 é diretamente financiado pela Agência Erasmus+ Italiana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here