Colóquio Internacional “Uma Nova História dos Feminismos Ibéricos” no Centro Cultural Português do Camões

0

No próximo dia 13 de abril vai ter lugar o Colóquio Internacional “Uma Nova História dos Feminismos Ibéricos” por ocasião da publicação do livro A New History of Iberian Feminisms editado pelas professoras Silvia Bermúdez e Roberta Johnson.

O colóquio, organizado pela I Cátedra Internacional José Saramago e pelo grupo de investigação BiFeGa da Universidade de Vigo, irá decorrer no Centro Cultural Português do Camões, Casa Arines, em Vigo e reúne uma das editoras da obra, Silvia Bermúdez; duas coautoras galegas, Olga Castro e María do Cebreiro Rábade Villar; e duas coautoras portuguesas, Vanda Anastácio e Ana Paula Ferreira.

No final do evento realizar-se-á um recital literário a que poderão assistir os participantes. A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia através de catedrajosesaramago@gmail.com

Programa

10h00

Inauguração: Carla Amado (CCP – Camões, I.P. Vigo) e Burghard Baltrusch (Cátedra Internacional José Saramago, Universidade de Vigo).

10h30

Apresentação do livro A New History of Iberian Feminisms e “Contextualización: De El feminismo ibérico (1970) a Una nueva historia de los feminismos ibéricos (2018)”, Silvia Bermúdez (University of California-Santa Barbara).

11h30-12h00 Café.

12h00-13h00

“Antes de ser já o era? Pensar o feminismo em Portugal antes de 1800”, Vanda Anastácio (Universidade de Lisboa).

13h00-14h00

“Discursos feministas na Galiza de comezos do S. XX: entre o feminismo ‘españolista’ e o nacionalismo galego”, Olga Castro (Aston University, Birmingham).

14h00-16h00 Almoço.

16h00

“Feminismos no Portugal pós-colonial”, Ana Paula Ferreira (University of Minnesota).

17h00-17h30 Café.

17h30

Mesa redonda “Feminismos Ibéricos desde a ‘Transición’ / o 25 de Abril até hoje”. Com a participação de Vanda Anastácio, Silvia Bermúdez, Olga Castro, Ana Paula Ferreira e María do Cebreiro Rábade Villar.

19h00

Recital de poesia galega e portuguesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here