Comemorações dos 50 anos de Vida Literária de Mário Cláudio

0
Comemorações dos 50 anos de Vida Literária de Mário Cláudio

Os 50 anos de Vida Literária de Mário Cláudio merecem especial evocação com o Encontro de Filosofia e Literatura “Trilogia do Belo”, que esta sexta-feira e sábado, 25 e 26 de outubro, tem em Paredes de Coura o centro das iniciativas.

Uma homenagem ao criador de ‘Amadeo’ e ‘Retrato de Rapaz’, distinguidos com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, respetivamente em 1984 e 2014, e que escolheu Paredes de Coura para viver e oferecer o seu espólio ao Centro Mário Cláudio, instalado no lugar de Venade, na freguesia de Ferreira.

Ao longo destes dias, muitos são os notáveis da área da cultura e do saber que com as suas mais eloquentes comunicações se vão associar a estes 50 anos de Vida Literária de Mário Cláudio, também distinguido em 2004 com o Prémio Pessoa pela sua brilhante carreira dedicada às letras e à cidadania.

Em Paredes de Coura, o Encontro de Filosofia e Literatura “Trilogia do Belo” divide-se pelo Salão Nobre da Câmara Municipal e pelo Centro Mário Cláudio, com os especialistas da obra do escritor a debruçarem-se sobre a ‘A Trilogia do Belo’, ‘A Trilogia da Existência’ e ‘A Trilogia da Verdade’.

Paralelamente as estas mesas redondas, sexta-feira também contempla o documentário ‘Tocata e Fuga. Os dias de Mário Cláudio’, com a presença do realizador Jorge Campos, enquanto que o sábado será ilustrado com o Recital de Piano por Olga Baranova e Yury Popov, com obras de Claude Debussy – ‘Petite Suíte’, ‘Suite Bergamesque’ e ‘La Fille aux cheveux de Lin’.

Para Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura “o município de Paredes de Coura junta-se a esta comemoração dos 50 anos da sua vida literária porque é para nós uma honra ficarmos unidos à vida e à obra de um dos maiores escritores portugueses. No lugar de Venade escreveu alguns dos seus romances e viveu alguns momentos marcantes da sua vida. Interessam-nos, obviamente, as suas criações, mas também gostamos muito da sua amizade e da sua presença constante que se mistura na terra e na gente. O Mário anda e está no meio de nós. Nós gostamos muito disso, talvez tanto como dos seus livros. E estamos felizes com ele. Os céus queiram por mais 50 anos”.

Centro Mário Cláudio

Situado na localidade de Venade, freguesia de Ferreira, o Centro Mário Cláudio concentra num só espaço todo o acervo documental do autor, que colocou o seu espólio à guarda do Município de Paredes de Coura. Constituído por objetos, cartas, apontamentos, rascunhos, publicações, jornais, suplementos, ilustrações, livros, registos fonográficos e fotografias, o acervo torna-se assim acessível desde outubro de 2013 à consulta de todos os que se dediquem ao estudo da obra de Mário Cláudio, bem como da literatura galaico-portuguesa.

Comemorações dos 50 anos de Vida Literária de Mário Cláudio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here