Confira os sete candidatos do Alto Minho às 7 Maravilhas da Cultura Popular

0

Caminha, Ponte da Barca, Monção, Ponte de Lima e Viana do Castelo vão a votação

Já são conhecidos os 7 candidatos do Alto Minho que fazem parte da nona edição das 7 Maravilhas de Portugal. Assim, em representação do distrito estarão: A ROMARIA DE SÃO JOÃO D’ARGA, de Caminha, na categoria Procissões e Romarias. O VIRA DO ALTO MINHO, de Monção na classe de Músicas e Danças. A ROMARIA DE S. BARTOLOMEU de, Ponte da Barca, no grupo de Festas e Feiras. Também no agregado de Músicas e Danças estão as CONCERTINAS E CANTARES AO DESAFIO de Ponte de Lima. No conjunto de Procissões e Romarias, o Alto Minho leva a votação as FEIRAS NOVAS, de Ponte de Lima; a ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA AGONIA, de Viana do Castelo; e a ROMARIA SANTA MARTA, também de Viana do Castelo.

No próximo dia 21 de junho, durante o programa transmitido em direto na RTP1, será dado a conhecer ao público o número de votação de cada um dos finalistas regionais, para eleição dos vencedores que passarão às meias-finais.

Recorde-se que as categorias a concurso são:Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias; Artefactos.

“A grande aposta deste ano passa por promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a nossa Cultura Popular a um patamar de causa pública e de atração turística. Das muitas razões que explicam porque Portugal está hoje na moda, uma das mais marcantes é seguramente a sua base cultural e a importância da sua cultura popular.

Fruto do nosso desenvolvimento social e cultural, e ao contrário de muitos países, que se renderam às maravilhas da globalização, resultando na indiferenciação e quebra de autenticidade, Portugal afirma-se hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade.

É a manutenção e a afirmação inequívoca desta autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que queremos homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular”, explicou Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

Candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular prolongadas até 8 de março

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here