Creche em Freixo inaugurada pelo ministro

0

A Creche Casa de Magalhães em S. Julião de Freixo, Ponte de Lima, foi  inaugurada pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, ontem, dia 26 de outubro.

Trata-se de um novo equipamento, edificado junto ao Lar Casa de Magalhães, na Rua de S. João em Freixo, completando as necessidades de acolhimento de crianças na parte sul do concelho, que a partir do corrente ano letivo passam a desfrutar deste espaço com todas as condições pedagógicas e de comodidade para acompanhar os seus primeiros anos de vida.

O projeto é da autoria do Arquiteto Carvalho Araújo. Estruturalmente, o edifico assume um caráter simples e espontâneo. O conceito construtivo teve por base a definição de uma homogeneidade dos espaços propostos, sendo que o edifico da Creche é o da ideia da “subtração” do pátio ao Lar de Idosos para, em limites correspondentes, gerar a nova construção. O volume da Creche foi rodado de modo a adaptar-se ao tereno, procurando a melhor orientação solar para este efeito. Às esquinas do edifício paralelepipédico são retirados espaços interiores, permitindo-se aí a localização de pátios exteriores.

Ao nível de espaços, a Creche de Freixo possui um área de acolhimento, como prolongamento do espaço da receção, com iluminação natural superior, 4 alas, sendo que cada uma integra uma faixa etária ou uma ala administrativa, bem como serviços complementares agregados a estas.

Com capacidade para acolher 42 crianças, a obra foi suportada financeiramente pelo Município de Ponte de Lima, numa parceria estabelecida com a Casa do Povo de Freixo e, resultou num investimento de 530.000€, acrescido de Iva à taxa em vigor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here