Eleições: resultados da emigração finalmente conhecidos

0

O apuramento dos votos dos círculos da emigração atribuiu dois deputados para o PSD, e dois também para o PS, vencedor das eleições de 6 de  outubro. Assim, o PS reforça a presença no Parlamento para 108 deputados, enquanto o PSD passa a ter 79 mandatos.

Na Europa, o PSD, com 18,77%, e o PS, com 29,06%, elegeram um deputado cada. Também no círculo Fora da Europa, o PSD conseguiu um mandato, com 33,39% dos votos, e o PS outro, obtendo 20,19%. O PS foi assim o partido que conquistou a maior percentagem de votos no estrangeiro, 26,24% do total. Já o PSD conseguiu 23,42% dos votos dos emigrantes, valor que compara com os 43,95% obtidos no estrangeiro nas últimas legislativas, quando concorreu coligado com o CDS.

Vão para a Assembleia da República os socialistas Paulo Pisco e Augusto Santos Silva (este foi novamente escolhido para ministro dos Negócios Estrangeiros e terá, por isso, de ser substituído, em princípio por Paulo Porto Fernandes) e os social-democratas Carlos Gonçalves e José Cesário. Chegaram a Portugal perto de 158 mil votos, num universo de 1 milhão e 400 mil eleitores portugueses no estrangeiro.

No total, o cenário parlamentar, em termos de mandatos, fica assim: PS – 108 deputados;  PSD – 79; BE – 19; CDU – 12; CDS/PP – 5; PAN – 4;  Chega – 1; Iniciativa Liberal – 1; Livre – 1.

Como se confirmou (e noticiamos) e era esperado, relativamente aos eleitos pelo círculo do distrito de Viana do Castelo, em virtude de Tiago Brandão Rodrigues continuar no Governo, José Manuel Carpinteira, 4º da lista PS, mantém-se como deputado.

Além disso, uma nota para o facto do courense Tiago Brandão Rodrigues ser o primeiro  ministro da Educação, nas últimas quatro décadas, a conseguir cumprir um mandato completo, de quatro anos, no cargo. Entretanto, o próximo Governo, cuja composição foi esta semana anunciada, é aquele que, também, nestas décadas de democracia, comporta maior número de ministros (19, além do primeiro-ministro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here