Elementos escultóricos nas rotundas de Monção

0

Alvarinho, Termas, Cordeiro e Coca. A identidade, cultura e tradição nas quatro rotundas de acesso à vila.

O Município de Monção vai proceder ao embelezamento das quatro rotundas de acesso à vila de Monção com a colocação de elementos escultóricos alusivos à sua identidade, cultura e tradição, nomeadamente, vinho Alvarinho, Termas de Monção, Cordeiro à Moda de Monção e Corpo de Deus/Festa da Coca.

O objetivo – refere em nota enviada à Imprensa –  é criar uma imagem visual daquilo que o município tem para oferecer, convidando os visitantes a descobrir a oferta local. O concurso público, lançado pelo município, recebeu três propostas, seguindo-se agora os procedimentos habituais de análise e aprovação.

Além de valorizar as rotundas, os elementos escultóricos – sublinha a autarquia – constituem-se como ponto de partida da estratégia municipal para o desenvolvimento e promoção do território, reforçando, junto dos automobilistas que circulam na Estrada Nacional 101, as potencialidades naturais e os recursos endógenos do concelho.

“Pensadas para corporizar uma imagem atual e contemporânea, com respeito pelas raízes locais, pretende-se que o conjunto de esculturas e erguer em cada uma das rotundas funcione como catalisador de atratividade turística e de rentabilização mediática para o território” – acrescenta.

A ideia, segundo António Barbosa, é projetar uma imagem de modernidade sem descurar aspetos ligados à história e tradição da nossa terra. Em discurso direto: “queremos símbolos atraentes e contemporâneos que, com audácia e criatividade, representem a nossa origem, identidade, autenticidade e caráter”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here