ESCOLAS EM GRANDE PLANO

0

ano letivo 2016/2017

A imagem é o meio de comunicação do nosso quotidiano. Devido à sua complexidade e à manipulação que lhe pode dar múltiplos sentidos, a imagem precisa ser analisada, descodificada e compreendida. E é junto dos jovens, tendo como parceiro privilegiado a Escola, que a Associação AO NORTE, em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual propõe atividades originais e diversificadas de aprendizagem que atravessam os vários níveis de ensino. 

Esta iniciativa denominada Escolas em Grande Plano surge na sequência do sucesso obtido desde 2002 com várias atividades isoladas de formação audiovisual e da solicitação de vários professores e Escolas, já materializada na celebração de protocolos de parceria.

A proposta que se apresenta para o ano letivo 2016/2017, integra as ações Escola no Cinema, Vídeo na Escola, Os Lumière na Sala de Aula, CINEpoesia, Histórias na Praça, a oficina Olhar o Real e a participação no Ação03! – Festival Nacional de Vídeo Escolar.

Com diferentes objetivos pedagógicos e destinatários, estas ações procuram desenvolver o interesse pelo cinema e o audiovisual, sensibilizar alunos e professores para estas formas de expressão e para as tecnologias associadas e proporcionar aos jovens os meios de criação e de produção que permitam novas formas de expressão.

As escolas que participarem em projetos de formação cinematográfica e audiovisual farão parte da Rede Escolas em Grande Plano, que tem como objetivos promover a literacia audiovisual, o sentido crítico, a capacidade de compreender, o saber fazer, pensar e refletir com as imagens.

Escola no Cinema 

(destinatários – alunos do Ensino Básico, Secundário, Profissional e Superior)

Filmes propostos às escolas, com visionamento em sala de cinema e análise em sala de aula.

Escola no Cinema pretende cruzar temas da atualidade com a descoberta da linguagem cinematográfica.

Vídeo na Escola 

(destinatários – 1º Ciclo do Ensino Básico)

Vídeo na Escola tem como principal objetivo promover o contacto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com a linguagem audiovisual.

O projeto propõe às escolas que os alunos de uma turma participem na criação de um guião para um filme e participem na sua realização.

A partir da uma ideia selecionada por todos é elaborado um guião com a ajuda dos formadores. Fazem-se os adereços necessários e parte-se para o registo das imagens. Os alunos são parte ativa ao longo da realização de todo o percurso formativo.

Os Lumière na Sala de Aula 

(destinatários – alunos do Ensino Básico, Profissional e Secundário)

Projeto pedagógico incluído nas aulas de Língua Portuguesa, Francês e disciplinas relacionadas com Artes, aborda a narrativa e proporciona um espaço de criação audiovisual.

Tem como principais objetivos: 

• Abordar a narrativa e o texto não literário; • Educar para o cinema através do contacto com a linguagem audiovisual; • Proporcionar um espaço de criação audiovisual.

CINEpoesia 

(destinatários – alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário)

Projeto pedagógico incluído nas aulas de Português e Educação Visual, que aborda o texto poético e proporciona um espaço de criação audiovisual.

Durante a ação, os alunos de uma turma são divididos em grupos de trabalho (3 ou 4 alunos) e, cada grupo, realiza um vídeo a partir de um poema previamente escolhido.

Histórias na Praça 

(destinatários – alunos do Ensino Básico, Secundário, Profissional e Superior)

Esta ação de formação está integrada nos Encontros de Cinema de Viana e procura sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica com destaque para as fases da preparação e rodagem de um filme, destinadas a compreender o processo criativo e técnico, através de análises das estratégias e métodos escolhidos na adaptação do imaginário da história.

Uma turma de alunos, orientada por um professor, propõe uma história para ser filmada. Depois de selecionada, será filmada numa manhã ou numa tarde, durante os XVII Encontros de Cinema de Viana.

Olhar o Real 

(destinatários – Alunos do Ensino Secundário, Profissional e Superior)

A oficina Olhar o Real proporciona um espaço de aprendizagem e de experimentação, através da realização de documentários em vídeo digital, apresentando um programa de estudo fundamentalmente prático cujo objetivo principal é sensibilizar os interessados para aspetos da realização vídeo-cinematográfica na área do documentário contemporâneo.

São abordadas as seguintes áreas: câmara, som, iluminação, realização e montagem.

Para concluir a oficina Olhar o Real, cada participante na realização de um documentário e desenvolve um projeto pessoal no campo do documentário de criação.

Resultados fílmicos disponíveis para visionamento on-line.

Ação03! Festival Nacional de Vídeo Escolar 

(destinatários – Alunos do Ensino Básico, Secundário, Profissional e Superior

O Festival Nacional de Vídeo Escolar integra os Encontros de Cinema de Viana e tem como principais objetivos:

• Promover a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar;

Sensibilizar as escolas para a utilização do vídeo como ferramenta criativa;

• Divulgar experiências que promovam a familiarização com o cinema e as imagens animadas;

• Favorecer o encontro e a troca de experiências e ideias entre alunos, professores e profissionais do audiovisual e do cinema.

• Divulgar em sala obras audiovisuais produzidas nas escolas.

Os alunos podem participar de duas formas: assistindo às projeções dos filmes candidatos aos prémios do Festival e enviando filmes a concurso.

O Filme da Minha Vida 

(destinatários – alunos do Ensino Secundário e Superior

O Filme da Minha Vida tem como objetivo pedagógico abordar a relação entre ilustração, banda desenhada e cinema.

Conta com a projeção e análise do filme escolhido por um autor de banda desenhada/ilustrador, a apresentação do livro da coleção O Filme da Minha Vida, uma exposição dos originais e um encontro/debate com o autor, para os quais serão convidados a participar alunos de artes visuais e de disciplinas relacionadas com o audiovisual, comunicação e língua portuguesa.

Os filmes realizados desde 2002, em colaboração com as Escolas, estão disponíveis para visionamento on-line no Portal LUGAR DO REAL, no endereço: http://lugardoreal.com/escolas?tag=ao-norte

 Inscrições e informações através do e-mail: ao-norte@nortenet.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here