Estudantes do IPVC com diversas ações e campanhas solidárias

0

Unidos pelo Natal – A Campanha solidária da ESTG-IPVC

 Uma campanha com diversas ações está a decorrer, pelo segundo ano consecutivo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Organizada pela Associação de Estudantes, a iniciativa “Unidos pelo Natal” decorre com a solidariedade e ações dos estudantes de todos os cursos da ESTG-IPVC. Com o objetivo de proporcionar um Natal mais feliz a quem mais precisa, as atividades e ações de recolha de bens e brinquedos, decorrem até ao próximo dia 14 de dezembro.

“Serão várias as atividades que vão decorrer, desde uma festa com as crianças, ao Natal Solidário, à recolha de bens para a Refood, recolha de bens de primeira necessidade, bens alimentares, produtos de higiene e brinquedos para ajudar instituições de cariz social de Viana do Castelo. Teremos igualmente uma campanha de recolha de cobertores e dar início a um projeto solidário”, explicou Renato Gomes, presidente da associação de Estudantes da ESTG-IPVC. “Este projeto pretende criar um movimento de amor e solidariedade nesta época do ano tão especial”. Em suma todos os cursos estão com uma ação diferente, passando inclusive pela recolha de bens junto de diversas superfícies comerciais. No final toda a ajuda conta, e para tal, encontram-se diversas caixas na entrada da ESTG-IPVC onde, quem quiser contribuir, pode deixar os produtos.

“Dar e Reutilizar” a Campanha solidária da ESA-IPVC

 O objetivo é conseguir o maior número de roupa e brinquedos para que possam ser distribuídos a diversas instituições nesta época natalícia. A iniciativa insere-se nas atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto ECO ESCOLA, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e lança o desafio a toda a comunidade escolar e a todos os que queiram contribuir. “Todos temos algo lá em casa de que não necessitamos e que pode fazer diferença na vida de alguém”, começa por explicar a organização que sublinha que “o objetivo é sensibilizar a comunidade académica para a problemática dos resíduos e combate ao desperdício, mas também na promoção de boas práticas de doação e de partilha com as pessoas mais carenciadas”.  E porque a época que vivemos é mais propícia a este género de ações, “podemos fazer muitas famílias felizes com a doação de brinquedos e roupas que lá em casa já não nos fazem falta e que se encontrem em estado novo”. A recolha destina-se a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras organizações solidárias que recebam as roupas e brinquedos e os entregam a famílias desfavorecidas. A Campanha conta com a cooperação da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária, EcoESA e IAAS – Núcleo de Ponte de Lima (Associação Internacional de Estudantes de Agricultura). Até 19 de dezembro será possível entregar as doações nos seguintes pontos de recolha, no horário normal de funcionamento dos serviços Reprografia e da Secretaria da ESA-IPVC

Jantar e recolha solidária na ESCE-IPVC

A comunidade da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, reuniu-se num jantar solidário tendo conseguido juntar cerca de duas centenas de bens e brinquedos para ajudar quem mais precisa nesta quadra festiva. A Associação de estudantes vai, à semelhança do que fez no ano transato, fazer na próxima quarta-feira, dia 12 de dezembro, uma recolha de bens junto das diversas superfícies comerciais da região. No final todos os bens recolhidos serão entregues na Loja Solidária de Valença para que possam ser entregues a pessoas e famílias já identificadas.

Iniciativas idênticas estão igualmente a ser desenvolvidas pelos estudantes das Escolas Superiores de Saúde, Educação e Desporto e Lazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here