EUROCIDADE MONÇÃO-SALVATERRA NASCE A 1 DE MAIO

MONÇÃO SALVATERRA

0
Aspeto do local, junto à ponte internacional, onde se situará a sede da Eurocidade

Está marcada, para o próximo dia 1 de maio, a celebração do protocolo que, formalmente, dá corpo à Eurocidade Monção-Salvaterra. A sede ficará instalada no edifício que, na Lodeira (Monção), já serviu a Guarda Fiscal e, mais recentemente e por um período curto, foi uma cafetaria.

A cerimónia deverá ser presidida pelo secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

O protocolo de geminação, com vista à Eurocidade tinha sido firmado há perto de dois anos, em 28 de março de 2015, por ocasião do 20º aniversário de ponte internacional que serve de “rua de ligação” entre as duas localidades raianas. Passou, até, a ter, na denominação, o nome dos dois poetas ”maiores” das vilas raianas – João Verde, de Monção, e Amador Saavedra, de Salvaterra. Na altura marcou presença o então secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, e o vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda Valenzuela.

Um acordo de princípios foi, depois, assinado no dia 13 de dezembro, no Cine Teatro João Verde, entre os dois municípios e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia – Norte de Portugal (AECT-GNP). Neste estão contempladas as principais áreas de interesse comum, destacando-se a dinamização do rio Minho, a potenciação conjunta da enologia e gastronomia local, a promoção e desenvolvimento do turismo através da divulgação do património natural e construído, e a valorização/criação de rotas turísticas e percursos pedestres.

Na linha da frente, estará também o empreendedorismo transfronteiriço, o intercâmbio desportivo, cultural e educativo, bem como a partilha de equipamentos coletivos, como piscina, biblioteca e museus, de forma a garantir escala e rentabilização económica. Outra das vertentes deste “casamento” será o recurso a programas comunitários transfronteiriços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here