Exercício militar terá 110 cadetes da Escola Naval a descer o Rio Minho entre Monção e Valença

0
Exercício militar terá 110 cadetes da Escola Naval a descer o Rio Minho entre Monção e Valença
© Escola Naval

Exercício militar terá 110 cadetes da Escola Naval a descer o Rio Minho entre Monção e Valença. Este exercício de descida do rio Minho envolverá cerca de 110 cadetes, alunos do 3º e 4º anos dos cursos do Mestrado Integrado da Escola Naval, e tem como principal objetivo proporcionar a consolidação e prática dos conhecimentos adquiridos durante as instruções de formação marinheira, de comportamento organizacional, organização e instrução militar.

Esta atividade de aplicação militar-naval, irá realizar a descida do rio Minho, num percurso fluvial com cerca de 18 Km, em botes pneumáticos militares com recurso a remos, no troço definido entre Monção e Valença, sábado, dia 22.

Complementarmente, o presente exercício permitirá aos cadetes desenvolverem e treinarem capacidades de liderança, sentido de camaradagem, espírito de corpo e coragem física e moral, em torno de um objetivo comum, suplantando de forma sucessiva e continuada as dificuldades e tarefas que uma prova desta natureza sempre acarreta, cimentando, deste modo, as qualidades de chefia e capacidade de liderança que tão importantes são no desenvolvimento da carreira e ação permanente de um oficial de Marinha.

Neste exercício militar, que terá 110 cadetes da Escola Naval a descer o Rio Minho entre Monção e Valença, participam, também, alunos convidados de diversos Estabelecimentos de Ensino Superior Militares, como a Academia da Militar, Academia da Força Aérea e Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, duas equipas de cadetes da Escuela Naval Militar. O total de participantes no evento ronda as 200 pessoas, entre cadetes, alunos convidados e organização.

O evento conta com o apoio de várias entidades de relevo da região do Minho, principalmente das Câmara Municipais de Valença e Monção, que promoverão um programa de visitas a toda a comitiva associada ao evento, mas também da GNR (Destacamento Territorial de Valença), da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença, da Capitania do Porto de Caminha e Comando Local da Polícia Marítima de Caminha.

A Escola Naval é comandada pelo Contra-Almirante Mário José Simões Marques, e o exercício decorre sob o comando do Capitão-de-fragata Luís Pedro Dantas Pereira de Castro, comandante do Corpo de Alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here