EXPOSIÇÃO DE ROCHAS E MINERAIS // Um olhar sobre o nosso planeta: A Terra

0

A  Biblioteca Municipal de Arcos de Valdevez tem em exibição, desde março, uma vasta coleção de Minerais e Rochas que reúne mais de três centenas e meia de exemplares de rara beleza.

Os exemplares pertencem a dois colecionadores: José da Silva Ferreira e Taciano Rodrigues Lages que, motivados pelo interesse dos visitantes, continuam a incluir novos exemplares na coleção.

Na semana passada, José da Silva Ferreira acrescentou um meteorito de ferro, procedente da Argentina que terá sido encontrado no século XVI. Trata-se de um meteorito recolhido em Campo del Cielo, uma área que está situada 1.000 km’s a noroeste de Buenos Aires.

O exemplar em questão surpreende pelo facto de ser muito pesado devido à sua composição: Ferro 93%, Níquel 6% Carbono, Cobalto e Sulfúrio 1%

Organizada de uma forma didática, a exposição pretende captar a atenção dos alunos e demais visitantes e exibir, de uma forma direta e clara, a variedade do mundo mineral.

Entre outras curiosidades destacam-se uma bala vulcânica, obsidianas, vários exemplares de fósseis dos quais várias trilobites, pedras parideiras, ágatas, ametistas e múltiplos cristais.
A exposição poderá ser visitada até 31 dezembro de 2016.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here