Festa dos Campeões do Náutico de Ponte de Lima

0

Decorreu no dia 2 de fevereiro, no Auditório Rio Lima a “Festa dos Campeões”, gala anual que visa reconhecer o mérito de atletas, técnicos, dirigentes, patrocinadores, enfim, todos aqueles que deram o seu melhor para que o ano 2018 fosse coroado de sucesso.

O Clube Náutico de Ponte de Lima, pelo 12.º ano consecutivo, sagrou-se campeão nacional de clubes, depois de vencer o Ranking Nacional de Clubes, uma façanha difícil de qualificar, tal a sua grandiosidade. Um clube que emergiu do nada, crescendo sustentadamente, atingindo o topo e mantendo-se nessa posição durante 12 anos é algo enorme, só possível mercê do grande empenho, talento e dedicação de atletas, técnicos, dirigentes, pais e toda aquela almofada de apoio, com lugar cimeiro ocupado pelo Município, mas com uma presença forte das freguesias e dos patrocinadores.

O ano 2018 ficou ainda marcado pelas vitórias coletivas nos nacionais de Fundo, Esperanças, Maratona (em casa) e Velocidade, além da conquista de todas as Taças de Portugal.

Individualmente, cerca de 40 atletas conquistaram mais de 60 títulos nacionais e cerca de duas dezenas representaram a equipa nacional de Portugal nas grandes competições europeias e mundiais. Os atletas Duarte Lacerda, Leonardo Vicente e o Rodrigo Amaral conquistaram pódios em provas internacionais.

Durante a Festa dos Campeões 2018 foram homenageados na sua terra natal, Fernando Pimenta e o seu técnico Hélio Lucas, pelo enorme contributo dado à canoagem, a Portugal e a Ponte de Lima.

PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR E DESPORTIVO

Nesta Festa dos Campeões foram homenageados, pela primeira vez, os atletas que provaram que é possível conciliar o desporto de alta competição com o sucesso escolar. Foram chamados ao palco três atletas que terminaram o ensino secundário, entrando no ensino superior e foi reconhecido o mérito académico e desportivo de outros oito. Com o apoio do patrocinador Intermarché os alunos/atletas mais brilhantes do 6.º ao 8.º anos e do 10.º e 11.º receberam vales de compras, enquanto sob o patrocínio do Dr. Paulo Pereira, professor universitário e investigador, os melhores alunos/atletas do 9.º e 12.º ano e do ensino universitário receberam prémios monetários, sendo o do universitário no valor da propina anual. Mais do que um prémio é um incentivo à continuidade e um claro sinal a todos os alunos do concelho que o CNPL, patrocinadores e amigos do clube apoiam e premeiam os que conseguem gerir o seu tempo e os seus objetivos em dois patamares de alta exigência: estudos e alta competição.

Um Museu para a Canoagem Nacional

Tanta história, tanto sucesso só podem levar à instalação do Museu da Canoagem em Ponte de Lima, na sequência da ideia lançada pelo presidente do Município, Victor Mendes no dia em que Fernando Pimenta regressou a Ponte de Lima, após a conquista do duplo título mundial, em 2018 em Montemor. Para tal, Ponte de Lima conta com o melhor atleta de sempre da canoagem nacional e um entre os melhores da canoagem mundial; o melhor técnico; campeões do mundo e da europa de maratona; o maior e melhor sucedido clube no panorama nacional. O Clube Náutico de Ponte de Lima junta-se a este movimento, que apela ao Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem no sentido de viabilizar este sonho e esta legítima aspiração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here