Festival da Lampreia em Valença mantém tradição e qualidade

0
Festival da Lampreia em Valença mantém tradição e qualidade

Em S. Pedro da Torre, Valença, a lampreia volta a ser rainha. O 10º Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia” acontece já esta sexta-feira e decorre até domingo, numa iniciativa da comunidade local de pescadores e com promoção da Câmara Municipal de Valença, Junta Freguesia e Comissão Festas S. Pedro da Torre.

São cinco as variedades tradicionais de lampreia à mesa: Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Seca, Assada no Forno e Recheada.

Os modos de confecionar e apresentar a lampreia à mesa, seguem os princípios do saber e da tradição desta comunidade de pescadores.

Este é um festival gastronómico genuíno onde todo o ciclo da lampreia, do rio ao prato, é acompanhada pelas mesmas pessoas, como sempre se fez em São Pedro da Torre. Um garante da qualidade, da tradição, mas também, da apresentação de modos de confeção genuínos.

Em Valença a pesca à lampreia é artesanal, desenvolvida sobretudo pelas comunidades de pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo-Covo. As redes de tresmalho retiram do rio a lampreia viva e com toda a qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here