FESTIVINHÃO – Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez

0

Nos dias 1, 2 e 3 de Junho regressa o FESTIVINHÃO – Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez, numa organização da Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez e do Município de Arcos de Valdevez.

A iniciativa terá lugar no Jardim dos Centenários, no centro histórico de Arcos de Valdevez, contando com espaço de exposição, espaço de provas de vinhos e apresentações, tasquinhas de petiscos, animação de palco, animação de rua, curso de iniciação à prova de vinhos, percursos turístico-gastronómicos pela Vila, visitas a Quintas/Adegas e oferta turística e cultural diversa.

Este festival enoturístico pretende celebrar a Casta Vinhão e a sua fabulosa evolução em termos técnicos e produtivos. No entanto, o festival apresenta outros vinhos verdes, com destaque para os brancos Loureiros e Alvarinhos, rosados e espumantes.

O Festival integra também a selecção do ‘FESTIVINHÃO’18 Vinho do Ano’ e incluirá este ano a I Edição da ‘RAINHA DAS VINDIMAS Arcos de Valdevez’.

A seleção do ‘FESTIVINHÃO’18 Vinho do Ano’ contará com um Grande Prémio para o Vinho Verde da Casta Vinhão e a Selecção do Ano para as categorias de Vinho Verde Tinto, Branco, Rosé, Espumante Tinto e Espumante Branco. Haverá ainda uma Selecção para os Vinhos de Arcos de Valdevez nas mesmas categorias.

Na ‘RAINHA DAS VINDIMAS Arcos de Valdevez’ será coroada a candidata que irá representar o Município no Concurso Nacional da Rainha das Vindimas que terá lugar em Alenquer, Cidade Europeia do Vinho 2018 (juntamente com Alenquer). Esta iniciativa tem como objetivo a promoção das tradições e da cultura rural das nossas populações, que são a sua ligação à terra. É esta ligação que se pretende preservar e fomentar entre os jovens, para que estes valores culturais possam existir em sintonia com o moderno. A eleição terá lugar no dia 1 de Junho.

São ainda parceiros na organização a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Escola Profissional do Alto-Lima, a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Confraria do Vinho Verde e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here