Fronteiras abriram três meses e meio depois. Cerimónia juntou dezenas de pessoas

0

As fronteiras entre Portugal e Espanha reabriram. Assim, na raia do Alto Minho, já é possível, ir à Galiza, e cá, dar as boas-vindas ao ‘nuestros hermanos’.

Na ligação entre Valença e Espanha o momento foi registado por dezenas de pessoas, portugueses e espanhóis, que se juntaram os executivos das duas localidades.

Às 23h00 portuguesas, 00h00 em Tui, dezenas de tudenses retiraram as barreiras e percorreram, a pé, a velha Ponte Internacional de Valença-Tui. Já no lado de cá (Valença) aguardou-se pela 00h00 para se consumar a retirada das barreiras, num acto realizado por Manuel Lopes, presidente da Câmara de Valença e Enrique Cabaleiro, Alcalde de Tui, ao som de uma contagem decrescente.

Já esta manhã, quarta-feira dia 1 de julho, é possível constatar que, em Valença, o transito automóvel e movimento de pessoas é significativamente maior, talvez impulsionados pela Feira Semanal que decorre, como habitualmente, no Campo da Feira, na Cidade Nova, em Valença.

Recorde-se que as fronteiras luso-espanholas esteve encerrada três meses e meio devido à pandemia de covid-19, com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here