Fronteiras de Portugal-Espanha reabrem esta madrugada. Valença e Tui vão assinalar a acto

0

É já esta noite, às 00h00 de Portugal que as fronteiras vão, finalmente, reabrir. Na fronteira de Valença e tui irão assistir ao acto, os presidentes das respectivas Câmaras Municipais. Tanto o alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, com a sua equipa de governo, como o presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes, e o seu executivo, vão comparecer na velha Ponte Internacional de Valença-Tui.

Recorde-se que as fronteiras luso-espanholas esteve encerrada três meses e meio devido à pandemia de covid-19, com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços.

Já os altos governos de Portugal e Espanha vão assinalar a reabertura da fronteira, na quarta-feira, com cerimónias ao mais alto nível, em Badajoz e Elvas, juntando os chefes de Estado e de Governo dos dois países ibéricos.

Horas depois da reabertura, na quarta-feira de manhã, terão lugar as cerimónias oficiais, com a participação do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do rei de Espanha, Felipe VI, do primeiro-ministro português, António Costa, e do chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, primeiro, em Badajoz, e depois em Elvas, no distrito de Portalegre.

Espanha foi um dos países mais atingidos pela pandemia de covid-19, doença provocada por um novo coronavírus detetado em dezembro do ano passado no centro da China, e soma mais de 28 mil mortes num total de cerca de 250 mil casos de infeção contabilizados.

Nas últimas semanas, o número de novas infeções e de mortes reportados baixou significativamente. De domingo para segunda-feira, Espanha registou mais três mortes e 84 novos casos, de acordo com o Ministério da Saúde espanhol.

Nas mesmas 24 horas, de domingo para segunda-feira, Portugal registou mais quatro mortes e mais 266 infetados, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em Portugal, os primeiros casos foram confirmados no dia 02 de março e até agora já morreram 1.568 pessoas num total 41.912 casos de infeção contabilizados, de acordo com o relatório de segunda-feira da DGS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here