Futebol da Associação de Viana do Castelo

0
Futebol da Associação de Viana do Castelo

Ps. Abro aqui um pequeno espaço para comentar e analisar o futebol distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, nomeadamente a primeira divisão.

Como referi e perspetivei no anterior número, esta época iria haver mais candidatos à subida. Apesar de, nesta fase, poucos ou nenhum se assumir como candidato, os investimentos realizados como que obrigam a que o sejam.

Falo mais especificamente, no Atlético dos Arcos, recém despromovido aos campeonatos distritais; o Sport Clube Vianense segundo classificado da época anterior e o clube mais emblemático do distrito; o Clube Desportivo de Cerveira, sempre um candidato aos lugares cimeiros; o Neves Futebol Clube, que, apesar de este ano aparentar não estar tão forte como a concorrência, é outro histórico neste campeonato; e, por fim, o Sport Clube Valenciano que, depois do susto da época passada, fez um bom trabalho no defeso e apresenta um plantel de grande qualidade.

Os resultados da primeira jornada parecem confirmar esses indicativos. Todos eles com maior ou menor dificuldade acabaram por ganhar os seus encontros. Destaco a goleada do Valenciano, no campo sempre difícil do Chafé, e a vitória, pela margem mínima do Neves frente à Correlhã.

Parece-me que são estes clubes que reúnem maior favoritismo à ascensão ao Campeonato de Portugal. Esperando eu que façam companhia à Associação Desportiva “Os Limianos” nessa mesma divisão. 

Por outro lado, iremos ter, na luta pela manutenção, um maior equilíbrio do que o verificado na época transata, onde praticamente só faltava decidir qual a equipa que acompanhava o Vila Franca, desde muito cedo condenado à descida.

Poderei afirmar que irá ser tão interessante a luta pela subida, como a luta pela manutenção. Com isso, espero que fiquem a ganhar os adeptos dos clubes envolvidos e a própria modalidade.

Desejos de boa sorte a todos e que nunca olhem para os maus exemplos vindos de cima. Que estas equipas ditas amadoras sejam capazes de dar bons exemplos, de brio e caráter, dentro e fora do campo.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here