Gala Guarda-Rios: Sistelo recebe menção honrosa do GEOTA

0
25

O Prémio Guarda-Rios visa alertar para aquelas que têm sido as práticas positivas e negativas nas “veias do Planeta”, premiando bons comportamentos e práticas relacionadas com a sua gestão e envolvimento das comunidades numa perspetiva de sustentabilidade forte, e simultaneamente evidenciando práticas danosas e que devem ser alteradas.

A comunidade Sistelense está novamente de parabéns, ao somar mais um galardão, com a atribuição de mais um prémio, desta vez, entregue pelo GEOTA (Grupo de Estudos e Ordenamento do Território e Ambiente). Uma menção honrosa, atribuída na primeira gala Guarda-Rios, que decorreu em Lisboa na Fábrica Braço de Prata.

Esta nova iniciativa do GEOTA é dedicada à divulgação e celebração das ações de preservação dos recursos hídricos, designadamente o Prémio Guarda-Rios.

Este galardão tem como objetivo premiar boas práticas, enquanto que a distinção Guarda-Rios de Luto visa alertar para práticas opostas e em que urge atuação. Além dos nomeados e votados pelo público, o GEOTA atribuiu igualmente prémios e menções honrosas.

A Junta de Freguesia de Sistelo afirma que este prémio “reconhece a comunidade Sistelense, pelo seu trabalho na conservação e defesa do Rio vez” e aproveita para congratular a Freguesia pelo feito, dando “Parabéns a todos os que nos têm ajudado, e se esforçaram na luta em defesa do nosso rio.”

De referir também os agradecimentos feitos ao Municipio por todo apoio dado na promoção e desenvolvimento de Sistelo, localidade vencedora do prémio 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias e classificada recentemente como Paisagem Cultural e Monumento Nacional, a primeira do seu género em Portugal. Fator de enorme orgulho para a identidade local e do concelho, mas igualmente marco de referência na Cultura e na proteção do Património a nível nacional.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here