Hoje é dia de Vaca das Cordas em Ponte de Lima

0
Hoje é dia de Vaca das Cordas em Ponte de Lima
© Visit Ponte de Lima

Hoje é dia de Vaca das Cordas em Ponte de Lima. A Vila Mais Antiga de Portugal, Ponte de Lima mantém a tradição da “Vaca das Cordas”. A tradição é secular e acontece sempre na véspera do feriado religioso do Corpo de Deus, ao final da tarde, numa ação coordenada pela Associação dos Amigos da Vaca das Cordas com o apoio do Municipio de Ponte de Lima.

A tradicional corrida da “Vaca das Cordas” começa na rua do Arrabalde, seguindo em direção ao Largo da Matriz, cumprindo a tradição de dar três voltas à igreja. A “corrida” prossegue pelas ruas do Centro Histórico, até ao areal, onde milhares de pessoas tentam “fintar” o animal ou simplesmente assistir a esta tradição popular.

“A única preocupação é a previsão de chuva. A ‘Vaca das Cordas’ é uma festa que arrasta centenas de pessoas”, sendo muito importante “para o comércio, sobretudo para a restauração”, disse Aníbal Varela, presidente da associação “Amigos da Vaca das Cordas”, em declarações à Lusa.

A tradição de a ‘Vaca das Cordas’ obriga a que o animal saia para a rua, na quarta-feira, pelas 18h00, conduzido por cerca de dezena e meia de pessoas e preso por duas cordas.

É levado até à Igreja Matriz e preso à janela de ferro da Torre dos Sinos, sendo-lhe dado um banho de vinho tinto da região, “lombo abaixo, para retemperar forças”, conforme reza o costume local.

Dá depois três voltas à igreja, sempre com percalços e muitos trambolhões à mistura dos populares que ousam enfrentá-lo, após o que é levado para o extenso areal da vila, dando lugar a peripécias, com corridas, sustos, nódoas negras e trambolhões e até pegas de caras amadoras.

Na sexta-feira, o animal será abatido no matadouro. A carne será vendida num talho de Ponte de Lima. Este ano, o Touro pesa 450 quilos e foi adquirido a uma ganadaria de Montemor-o-Velho.

A tradição cumpre-se, ainda, durante a noite com a confeção dos tapetes de flores nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima. Na quinta-feira, 20 de junho, a partir das 16h30 horas, realiza-se a Procissão do Corpo de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here