III EXPO SAÚDE / JUVENTUDE EM PONTE DE LIMA

0

Pelo terceiro ano consecutivo, realiza-se de 16 a 19 de março em Ponte de Lima, a III Expo Saúde / Juventude, com abertura oficial marcada para a tarde da próxima quinta-feira, às 15h00.

A decorrer na Expolima, o certame dirige-se a toda a comunidade, nomeadamente aos jovens, com o objetivo de estimular um estilo de vida saudável, livre de hábitos de consumo.
Assim, estarão presentes associações e instituições direcionadas aos jovens, abordando diversas temáticas, desde workshops com várias assuntos relacionados com a sexualidade e contraceção, atividades desportivas, divulgação de serviços, produtos relacionados com saúde, bem-estar e beleza.

O programa inclui, debates sobre temas emergentes com que se deparam atualmente os jovens no seu quotidiano. Temas esses, que deveriam deixar de ser tabu, e ser abordados desde o seio das famílias às escolas, e desta forma abrir uma maior consciencialização por parte de crianças e jovens.

Na quinta e sexta-feira o programa será semelhante, começando com jogos sobre o programa PASSE, saúde oral e roda dos alimentos; palestras e workshops com temas como a sexualidade, violência no namoro, métodos contracetivos, doenças sexualmente transmissíveis, puberdade e ciclo menstrual, etc., todas apresentadas por médicos ou especialistas da área, e pertencentes a Unidades de Saúde.

O teatro apresenta-se com duas peças “A violência no namoro” e “Escolhas” encenadas pela Escola Secundária de Ponte de Lima e “A Partida para a terra do crescer bem”, será apresentada através de uma parceria do CLDS com a comunidade escolar.

Diariamente a magia está presente com o espetáculo “Algo que se apresente” com os Quase Quatro. Estão previstas outras ações nomeadamente, um despiste da escoliose; demonstração de deteção de produtos estupefacientes e de manutenção de ordem pública e divulgação do plano de Formação do CENFIM – Centro de Formação de Educação e Inovação dos Profissionais de Educação.

Para encerrar a noite de sexta-feira em grande, atuará às 21h30 horas no exterior da tenda, o grupo Capitão Fausto com a sua animação musical

No sábado, o dia começa com jogos e atividades interativas dedicadas a pais e filhos, e ainda teatro pela Escola Secundária de Ponte de Lima.

Os grupos de escuteiros do concelho de Ponte de Lima irão marcar presença nesta Expo, com a organização de diversas atividades no exterior da tenda durante todo o dia. A tarde será marcada por um torneio de KUNG DO TE – 1º E 2º GRAU, uma organização da Associação Limiana de Artes Marciais, entre outras atividades. De salientar, às 18h00 a abertura solene no campo do ACALETHES, celebrando-se a eucaristia escutista na igreja matriz, pelo Sr. Padre Renato Oliveira.

Depois de encerradas as atividades haverá mais animação musical, pela First Breath After Coma You Can´t Win, Charlie Brown.

No último dia de Expo Saúde/Juventude teremos, novamente, a participação dos escuteiros do concelho durante o dia todo, com atividades no exterior para quem se quiser associar. E como neste dia se comemora o Dia do Pai, haverá uma atividade onde vão poder participar em conjunto com os filhos, intitulada “Brinca Comigo e mais tarde recordaremos”, com direito a fotografia de família.

A par de toda a atividade desenvolvida durante o dia, Esmeralda Lobo irá ensinar aos jovens algumas técnicas de Reiki; a saúde oral jovem será debatida pela Dr.ª Elane Nery, e ainda o Desporto enquanto terapia na adolescência, numa palestra de João Correia.

A animação musical começa às 15h00 com Smartini, e termina às 17h00 pelo encontro de Coros de Jovens do concelho de Ponte de Lima. Às 20h00 encerra mais uma edição desta Expo, que pretende ser proveitosa para todos os jovens, face a todas as problemáticas que irão ser debatidas nestes dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here