Incêndios: Caminha já limpou cerca de 36 hectares de floresta

0

A equipa de sapadores florestais atribuída a Caminha no âmbito de um protocolo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) já limpou cerca de 36 hectares de floresta, informou a câmara local.

Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo informou que os dados foram revelados, esta semana, pelo vice-presidente da Câmara, Guilherme Lagido Domingos, durante a reunião do executivo que também aprovou o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (POMDFCI), que agora passa a integrar o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI)”.

No âmbito do protocolo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram intervencionados pela equipa de sapadores florestais, desde setembro/outubro de 2019 e até à data, cerca de 14 hectares em diversas áreas das Uniões de Freguesias de Venade e Azevedo, de Arga, Gondar e Orbacém”, especifica o documento.

Já por iniciativa municipal, ao abrigo do mesmo acordo, foram executadas ações em Vile, Vila Praia de Âncora, Âncora, União de Freguesias de Moledo e Cristelo e Lanhelas.

“O total da área intervencionada no âmbito dos trabalhos do município foi de cerca de 22 hectares”, refere a nota, acrescentando que está em curso a limpeza da faixa de gestão da área empresarial da Gelfa, com 10 hectares.

A autarquia explicou ainda que o PMDFCI, que deve ser atualizado anualmente, só agora foi aprovado pelo executivo por faltar a aprovação da Comissão Municipal de Defesa da Floresta que ainda tinha tido ocasião de reunir-se devido às restrições resultantes da pandemia de covid-19.

O novo documento “atualiza contactos e meios disponíveis assim como a própria cartografia, incorporando já a zona florestal ardida em 2019”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here