Investimento de 1,2 ME vai melhorar saneamento básico na zona sul de Valença

0

O presidente da Câmara de Valença disse que deverá iniciar-se este ano uma empreitada de 1,2 milhões de euros, já lançada a concurso público, para melhorar o saneamento básico que serve Cerdal, a maior freguesia do concelho.

“Estamos confiantes que a empreitada venha a arrancar ainda este ano. Isso só não acontecerá se o concurso público, a decorrer, fechar deserto. Tem acontecido em alguns procedimentos. Se não houver interessados neste concurso, não resta outra alternativa senão aumentar o preço da obra e lançar novo concurso. Nesse cenário, a intervenção só poderá arrancar no próximo ano”, afirmou o autarca social-democrata, Manuel Lopes.

O presidente da Câmara explicou que aquele investimento resulta da adesão do município à empresa de gestão das redes de água em baixa e de saneamento Águas do Alto Minho (AdAM).

Segundo o autarca, a obra agora lançada a concurso público visa fazer o tratamento do saneamento básico da freguesia de Cerdal, a maior do concelho, e irá beneficiar, “no imediato, entre 600 a 800 habitantes”.

Em causa está um concurso público, publicado em Diário da República, pelo valor base de 1,125 milhões de euros.

Manuel Lopes adiantou tratar-se do segundo investimento a realizar pela AdAM, sendo que o primeiro, já concluído, rondou os 200 mil euros aplicados na beneficiação da rede de abastecimento de água às freguesias de Cerdal, Silva, São Julião, Friestas e Gandra.

“Nos próximos três anos o concelho vai ainda ser alvo de um investimento que rondará os quatro milhões de euros”, acrescentou.

A AdAM, é detida em 51% pela AdP e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (Movimento independente PenCe – Pensar Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – reprovaram a constituição daquela parceria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here