JOVENS DO ALTO MINHO CONSTITUEM PLATAFORMA

0

No passado dia 6 de agosto decorreu a apresentação pública da plataforma Juventude Alto Minho, no Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Trata-se de um projeto único e pioneiro no Alto Minho, promovido pela Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana – FAJUVIC e visa a cooperação e o diálogo estruturado entre Associações Juvenis, Juventudes Partidárias e Associações de Estudantes do distrito.

Na sessão pública de tomada de posse desta plataforma de diálogo e defesa dos interesses dos jovens do distrito de Viana do Castelo, estiveram presentes delegações da Juventude Socialista, da Juventude Social-democrata, da Juventude Popular e do movimento associativo jovem do distrito.

Durante a cerimónia os líderes das juventudes partidárias presentes, nas suas intervenções, enalteceram a ousadia do projeto e congratularam a FAJUVIC pela iniciativa.

Carlota Borges, Presidente da JS Alto Minho, afirmou a vontade da estrutura a que preside em cooperar ativamente neste projeto que “agora é de todos nós”.

A presidente da JSD Alto Minho, Emília Cerdeira, reconheceu a importância dos jovens praticarem uma cidadania ativa no presente, tal como aconteceu nas gerações passadas, com vista a estancar a atual fuga de jovens do distrito de Viana do Castelo.

O líder da Juventude Popular, António Faria, anteviu um futuro promissor para esta plataforma que valoriza acima de tudo as políticas de juventude.

O jovem Hélder Costa, representante do movimento associativo juvenil do distrito enquanto membro da Associação Juvenil Juventude Vila Fonche, frisou que apesar do movimento ser apartidário, também discute políticas de juventude, além das inúmeras atividades sociais, culturais e desportivas que caraterizam as associações juvenis.

O Presidente da FAJUVIC, Tiago Rego, revelou o orgulho que a direção sente pela concretização deste momento, que é o culminar de inúmeras reuniões e debates construtivos. Afirmou ainda a urgência de se estabelecerem diálogos estruturados na sociedade, como é exemplo a Juventude Alto Minho, que tem por missão criar sinergias e consensos alargados entre os seus membros tão distintos, relativamente às políticas sectoriais e transversais a todas as áreas que, de uma forma ou de outra, são basilares para uma boa definição de uma política distrital de Juventude.

O Diretor Regional do Norte do IPDJ, Manuel Barros, anfitrião da cerimónia, felicitou a FAJUVIC pela concretização de um projeto que reconheceu ser um enorme desafio. Esta plataforma audaz envolve e desafia os jovens a discutir e propor medidas para a construção de verdadeiros Planos Municipais de Juventude, salientou ainda o Diretor Regional do Norte do IPDJ.

Integram também a plataforma Juventude Alto Minho o Bloco de Esquerda, a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Desportiva, Cultural e Social de Subportela e a Associação Cultural Recreativa Social e Desportiva “Os Amigos de Merufe”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here