LANÇADO CONCURSO INTERNACIONAL DA XIX BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE CERVEIRA

VILA NOVA DE CERVEIRA

0

Foi lançado o Concurso Internacional da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, cuja apresentação de propostas decorrerá entre 3 de fevereiro e 14 de março 2017.

A bienal de arte regressa no próximo ano sob o tema “Da Pop Arte às Trans-Vanguardas, Apropriações da arte popular”, que reveste o choque tecnológico que temos vindo a atravessar, conseguido pelo acumular do saber através dos séculos e pela identidade das nossas populações.

O concurso é destinado a artistas de todo o mundo, sendo que cada concorrente terá de apresentar, para além das obras a concurso, um portfólio da sua carreira artística, um currículo completo, uma memória descritiva sobre a integração da sua proposta no contexto do tema proposto e o conceito do trabalho.

Será dada preferência às obras que reflitam a cultura e tradição do país de origem dos artistas concorrentes, numa interpretação contemporânea. Segundo o coordenador artístico e cultural da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Cabral Pinto, “esta aposta tem como objetivo estabelecer um diálogo mais enriquecedor entre os concorrentes e o público em geral”.

Na sua 19.ª edição, que decorre de 15 de julho a 16 de setembro 2017, o certame manterá o formato adotado desde a primeira Bienal (1978), um local de encontro, debate e investigação de Arte Contemporânea, num programa concertado com o Ensino Superior das Artes a nível Europeu.

O evento envolve assim: concurso internacional; representações de universidades, escolas superiores e politécnicos das áreas artísticas, com apresentação dos departamentos de investigação artística e as produções de alunos e professores; artistas convidados nacionais e estrangeiros com curadorias nacionais e internacionais; artistas homenageados; espetáculos; conferências e debates; ateliers e workshops; visitas guiadas; entre outros.

De salientar que, nas últimas décadas, a Bienal Internacional de Arte de Cerveira se afirmou como um dos acontecimentos mais marcantes das artes plásticas no nosso País sendo, sem dúvida, um evento de referência para a cultura artística nacional.

Cartaz Concurso XIX Bienal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here