Matrículas: Inoperacionalidade gera desespero e mais de 100 queixas contra o MEC

0

As dificuldades em aceder ao Portal das Matrículas – o site através do qual se processa a informação necessária para matricular os alunos ou renovar a matrícula -, já gerou um total de 133 reclamações dirigidas ao Ministério da Educação e da Ciência (MEC), em apenas quatro dias.

O Portal da Queixa revela que este é um aumento muito significativo quando comparado com o total de queixas relacionado com o mesmo tema, em 2019, onde foram registadas 85 reclamações.  

De acordo com a análise feita pela equipa do Portal da Queixa, atualmente, o MEC regista um total de 251 reclamações desde o início do ano (1 janeiro até 2 julho), relacionadas com vários motivos. A comparação com o período homólogo, permitiu identificar um aumento de 83% do número de reclamações dirigidas ao MEC, pois em 2019, foram registadas 137 reclamações.

No Portal da Queixa, o Ministério da Educação e da Ciência apresenta uma taxa de resposta de apenas 8.7% e 9.9% de taxa de solução, deixando os consumidores na maioria das vezes, sem qualquer tipo de resposta, revelam os dados da maior rede social de consumidores de Portugal, constatando que são indicadores muito diferentes de outras entidades públicas, como é o caso do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que apresenta um taxa de resposta de 100% e 99.4% de solução, assim como do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), com uma taxa de resposta de 99.8% e 94.9% de solução.

De referir que, este ano, as matrículas, renovações ou pedidos de transferência devem ser todos realizados pela plataforma online – Portal das Matrículas. O prazo para as inscrições no Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º ciclo que terminava a 30 de junho (decorria desde 4 de maio), foi prolongado pelo MEC por mais 24 horas. As renovações e transferências de agrupamentos do 2.º ano ao 12.º ano decorrem até 12 de julho.

Portal da Queixa

O Portal da Queixa é visitado por mais de 1.8 milhões de consumidores mensais, possui mais de 450.000 utilizadores registados, 7.500 marcas na plataforma e recebe em média 9.000 reclamações por mês.

A maioria das pessoas procura a plataforma para comunicar diretamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como, para compararem marcas com base no Índice de Satisfação.

Mais de 90% dos visitantes do Portal da Queixa, não efetua uma reclamação, pesquisa informações sobre uma marca ou serviço antes de procederem à decisão da compra final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here