MDOC – Festival Internacional de Melgaço cancela edição de 2020

0
MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço

“Face à declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde, e tendo em conta a orientação publicada pela Direção Geral de Saúde e as decisões já tomadas pelas autoridades locais e nacionais sobre a frequência de espaços públicos no contexto da prevenção e contenção da propagação do novo Coronavírus (COVID-19), é com mágoa que anunciamos o cancelamento da edição de 2020 do MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço. 

O MDOC não terá uma versão online devido à natureza de todas as atividades e projetos que lhe dão vida, e pelo que queremos que seja festival de cinema: um encontro de quem faz e produz filmes, de investigadores e de público. 

Todos os filmes inscritos em 2020 para o Prémio Jean Loup Passek serão automaticamente considerados como inscritos para a edição de 2021, em pé de igualdade com os que vierem a inscrever-se no próximo ano”. É este o comunicado que a organização do Festival enviou às redações dando conta do cancelamento da edição deste ano.

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço regressará em 2021, de 2 a 8 de agosto.

Recorde-se que o MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço, resultado de uma parceria entre a Associação AO NORTE e a Câmara Municipal de Melgaço, e subordinado à reflexão sob as linhas temáticas de Identidade, Memória e Fronteira.

Desdobrando-se em várias valências, o Festival promove a exibição de documentários etnográfico de todo mundo, que competem para o Prémio Jean-Loup Passek.

Dinamiza, também, o Plano Frontal – residência fotográfica e cinematográfica, onde se incentiva jovens realizadores e fotógrafos a contribuir para a construção de um arquivo documental sobre o concelho de Melgaço.

Adicionalmente, o MDOC acolhe o Curso de Verão Fora de Campo, durante o qual se intersectam os trabalhos de investigadores académicos, dinamizadores culturais e estudantes das áreas do cinema e das ciências sociais.

desde 2018, o MDOC apoia também o projecto Quem Somos Os Que Aqui Estamos?, com a coordenação do geógrafo Álvaro Domingues, que se desenvolve a partir da estadia prolongada de um fotógrafo e um antropólogo numa freguesia em Melgaço.

Neste período de tempo, durante o qual os intervenientes vivem e convivem com os habitantes locais, é feito um trabalho de fotografia, de levantamento de materiais (nomeadamente de fotografias de álbuns pessoais), de delineamento de percursos biográficos e de produção de ensaios em filme documental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here