Michael Lauren: Ponte de Lima recebe um dos mais famosos bateristas do mundo

0
58

Uma oportunidade praticamente única. O projeto que se apresenta este sábado, 24 de Novembro, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, às 21h30 – The Michael Lauren All Stars –, deverá ficar na memória de todos os espectadores como um dos melhores concertos do ano de 2019 realizado na secular sala limiana.

Um septeto de eleição com um líder que é um autêntico ícone do panorama internacional do jazz – Michael Lauren, na bateria, que se fará acompanhar por Carlos Barretto, no contrabaixo, Jeffery Davis, nos vibrafones, que nos brindou em Julho passado com um concerto inesquecível na Rua Formosa, no âmbito do Festival Percursos da Música, Diogo Vida, ao piano, Nuno Ferreira, na guitarra, José Menezes, nos saxofones e Hugo Alves, no trompete, para apresentar o seu mais recente álbum, “Old School / Fresh Jazz”.

Como não é nada fácil apresentar Michael Lauren, aqui fica um pouco do seu percurso profissional.

Radicado há alguns anos no nosso País, admirado por todos os que o conhecem ou frequentam as suas aulas, músico requisitado pelos nossos melhores músicos e big bands e, ainda, mestre em escolas do Porto e Lisboa de alguns dos mais destacados bateristas portugueses, o norte-americano Michael Lauren pertence (ainda e sempre) ao núcleo consistente e irresistível da gloriosa escola do drumming poderoso, no que se refere à manutenção e desenvolvimento do swing como característica rítmica e expressiva única do grande jazz clássico-moderno com origem nos EUA.

Nascido em Nova Iorque a 16 de Janeiro de 1950, Michael Lauren toca bateria desde os 8 anos de idade. A sua competência artística atravessa as fronteiras do jazz, blues, rock e clássica. Obteve um B.A. (Bachelor of Arts) na Johns Hopkins University e frequentou o Peabody Conservatory e o Berklee College of Music. É membro fundador da escola de música de renome internacional Drummers Collective NYC, onde leccionou mais de 25 anos. Presentemente é Professor Adjunto de Bateria na Escola Superior de Música e Artes Espectáculo (Instituto Politécnico do Porto), tendo sido Coordenador do Departamento de Jazz na mesma escola entre 2006-2010 e 2015-2017. É o primeiro professor a receber o título de Especialista em Jazz em Portugal e é também o fundador e director da International Drum Academy em Lisboa.

Actuou com Paul Anka, Chuck Berry, Charles Brown, Tom Jones, Tom Harrell, Bob Stewart, Dena DeRose, Bob Mintzer, Milt Hinton, Markus Burger, Jerry Jemmott, Kenny Davern, Bill Frisell, Mike Stern, Bobby Radcliff, Robert Kraft, Don Sebesky, Darlene Love, Martha Reeves, Cornelius Bumpus, Ted Curson, Teo Macero, The Drifters, The Coasters, Grant Green Jr., T.M. Stevens, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Jorge Costa Pinto Big Band, Quinteto Mário Santos, The Postcard Brass Band, Hugo Alves Quartet, Orquestra de Jazz do Algarve, 2 Tubas & Friends e muitos outros. Liderou as suas próprias bandas, incluindo Bashier, Magister Ludi e The Michael Lauren All Stars.

O álbum “Once Upon A Time In Portugal”, da The Michael Lauren All Stars, foi seleccionado como um dos 10 Melhores Álbuns Nacionais de 2016 (Arte Sonora).

Trabalhou em produções do Teatro da Broadway e nos estúdios de Nova Iorque, gravando jingles, espectáculos para multinacionais e álbuns. Foi também baterista da editora musical Famous Music.

É autor de sete livros: Welcome To Odd Times – An Approach To Mental and Manual Dexterity For The Drum Set, The Book Of Silence, Compreender Ritmo, The Encyclopaedia of Double Bass Drumming, Rhythmic Fundamentals, Rudiments And Variations For Drummers e Understanding Rhythm.

Professor e especialista reconhecido internacionalmente, escreveu artigos para a “Modern Drummer Magazine”, para a “Percussive Notes”, a revista da Percussive Arts Society e para a “Score Magazine”, uma subdivisão da série de televisão Rock School da PBS.

Bilhetes à venda (4,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here