Ministra do Trabalho e Segurança Social em Paredes de Coura

0

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai visitar o OUSAM – Organismo Utilitário Social de Apoio Mútuo, na Rua 25 de Abril, em Paredes de Coura, amanhã, esta sexta-feira, dia 29, pelas 18h00.

Esta iniciativa de Ana Mendes Godinho insere-se na visita de trabalho que a titular da pasta do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social está a fazer pelo Alto Minho, pelo que a presença no OUSAM servirá para constatar a ação desta Instituição Particular de Solidariedade Social, bem como o trabalho desenvolvido pelas IPSS de Paredes de Coura junto da comunidade.

Recorde-se que o OUSAM é uma IPSS fundada em abril de 1984 e que desde então tem prestado um importante serviço junto das crianças e idosos do nosso concelho.

É missão do OUSAM “contribuir para o crescimento da comunidade de forma próxima, participada e feliz, com respostas competentes que assegurem o bem-estar das crianças, idosos e famílias”, como consta na caracterização da instituição.

Entre as muitas valências que proporciona à comunidade, há a registar que o OUSAM dispõe de uma Creche, dois Jardins de Infância, Centro de Atividades de Tempos Livres e Centro de Convívio para idosos.

Paralelamente, o OUSAM ainda faculta Apoio Domiciliário, da mesma forma que dispõe de uma Equipa RSI, protocolada com acordo com o Instituto da Segurança Social, que acompanha as 100 famílias abrangidas pela medida do Rendimento Social de Inserção, dos concelhos de Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira. Esta IPSS também disponibiliza ações de Formação Profissional, laboral e pós-laboral.

O Contrato Local de Desenvolvimento Social e que já vai na terceira edição é outra das valências oferecidas pelo OUSAM. Com a denominação de Couração 3G, assenta em 3 eixos de intervenção: Eixo 1- Emprego, Formação e Qualificação; Eixo 2 – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil – Eixo 3: Capacitação da comunidade e das instituições. Num outro âmbito, a OUSAM também é reconhecida como entidade mediadora do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), em parceria com o Município. Este programa contempla 52 pessoas e tem como objetivo apoiar a distribuição de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas, assim como o desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à inclusão social das mesmas.

Um conjunto assinalável de valências e equipamentos que muito têm contribuído para o melhor desenvolvimento das crianças e bem-estar dos idosos em 11 das 16 freguesias do concelho (Agualonga, Bico-Cristelo, Castanheira, Cossourado-Linhares, Coura, Cunha, Infesta, Paredes de Coura-Resende, Romarigães, Rubiães e Vascões), pelo que esta visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social também traduz o reconhecimento por tão importante trabalho que esta IPSS tem feito junto da comunidade courense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here