Ministro da Educação na inauguração das obras na Básica e Secundária de Paredes de Coura

0
Foto Município de P. Coura

São hoje, dia 7, pelas 15h45, inauguradas as obras de reabilitação da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura, com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Trata-se de um investimento de quase 2,5 M€ (dois milhões e meio de euros), ao abrigo do Programa Operacional Portugal 2020, no âmbito da Assinatura dos Acordos de Colaboração para a Modernização das Escolas sob o patrocínio do Ministério da Educação.

Esta escola, para além de albergar os alunos do ensino obrigatório, também conta com cerca de 100 alunos do ensino articulado que frequentam o curso básico de música através de um protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara Municipal de Paredes de Coura, a Academia de Música de Viana do Castelo e o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura.

Este equipamento escolar concentra alunos desde o 2º ciclo até ao secundário. Com a reabilitação deste equipamento existirão 33 salas, sendo que 8 correspondem a laboratórios, TIC e expressão dramática, e 2 salas de grandes grupos dedicadas a atividades conjuntas pelo que salas de aula serão no total 23.

Já antes do parecer favorável para a execução desta obra por parte da entidade gestora dos fundos Norte 2020, o Município de Paredes de Coura havia avançado com uma primeira intervenção nesta Escola Básica e Secundária. Foi ainda na altura do anterior Governo que a autarquia executou obras de beneficiação com um investimento a rondar os 350 mil euros, sem qualquer apoio do Ministério ou de fundos comunitários. Na altura, procedeu-se à substituição das coberturas, revestimento e isolamento de paredes exteriores e à substituição de todas as portas e janelas.

A Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura é uma construção com quase 30 anos. Apresentava um coeficiente de vetustez 7 e, por ser evidente o seu estado de degradação desde há vários anos, integrou a fase 3 do Programa de Modernização do Parque Escolar. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here