Monção celebra feriado no próximo dia 12

0
"Palácio da Brejoeira" distinguido como Instituição de Mérito – Medalha de Ouro

Programa prevê inauguração da Plataforma Arte e Cultura – PAC e distinção do “Palácio da Brejoeira, Viticultores S.A.” como Instituição de Mérito – Medalha de Ouro. No dia 11, pelas 20h00, realiza-se uma ceia medieval, no cais da antiga estação da CP, com manjares, trajes e animação próprias da época.

A carta de foral, outorgada pelo Rei D. Afonso, a 12 de março de 1261, além de originar ou consolidar a existência da vila de Monção, tornando-a responsável pela condução do seu destino, marca, desde o inicio, a união da sua história com a da pátria, de cuja fronteira se tornava uma sentinela vigilante.

Os séculos posteriores confirmaram o patriotismo dos seus habitantes, através do esforço com que se entregaram a defender a integridade e independência de Portugal e, em tempos mais recentes, a trabalhar incessantemente para aumentar o seu prestigio, trazendo-lhe progresso e prosperidade.

Nesta data, Monção comemora, com orgulho no passado e confiança no futuro, a celebração desta importante data para todos os monçanenses através da realização de momentos simbólicos e iniciativas focalizadas no desenvolvimento económico, cultural e turístico do nosso concelho.

Este ano, o programa começa no dia anterior, 11 de março, pelas 20h00, com a realização de Ceia Medieval, no cais da antiga estação da CP. Com organização da Associação “Buraca da Moura”, o repasto engloba princípios de copa, duas cobertas, sobremesas e vinhos do reino. Durante o jantar, com os presentes ataviados à época, está prevista animação e um brinde surpresa (imagem em anexo).

No dia 12, pelas 11h00, realiza-se a saudação da Banda Musical de Monção, seguida de cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações, no Cine Teatro João Verde. Este ano, será distinguida como Instituição de Mérito – Medalha de Ouro, o “Palácio da Brejoeira, Viticultores S.A.”. Pelas 15h00, no mesmo local, decorre a inauguração da Plataforma Arte e Cultura – PAC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here