Monção e As Neves vão ligar-se por uma ponte

0
Foto www.asneves.gal

Os concelhos de Monção e As Neves estão a dar os primeiros passos visando a construção de uma ponte com cerca de 100 metros, dos quais cerca de 80 correspondem ao espaço que ficará suspenso sobre o rio Minho.

Tratar-se, pois, da sétima ponte internacional sobre este curso de água que delimita Portugal e a Galiza. Cinco estão construídas e destinam-se também a veículos, mas uma sexta já está com o processo mais avançado na sua construção, a que ligará os parques das vilas de Goyan (concelho de Tomiño) e V. N. Cerveira.

A concretizar-se, a travessia situar-se há entre a freguesia da Bela (Porto Maior) e as Neves (zona em frente à estação do comboio).

Segundo refere A Voz da Galiza, os chefes dos municípios de As Neves, Xosé Manuel Rodríguez, e Monção, António Barbosa, reuniram-se esta semana, acompanhados por técnicos das duas autarquias para discutir o assunto e conferir os locais onde será localizado.

O custo está estimado em 300 mil euros, valor tido como aceitável e que apoio institucional.

O próximo passo será a preparação de um documento técnico seguido do projeto, necessário para aceder à ajuda europeia através do programa de cooperação POPTEC no âmbito das ações do Plano de Mobilidade Transfronteiriça.

Um das pretensões de ambos as autarquias é que essa nova infraestrutura funcione como um instrumento para impulsionar os municípios, tanto do ponto de vista social quanto econômico.

Antes do encontro desta semana, os responsáveis ​​pelos dois municípios tiveram várias reuniões para delinear a memória. Os primeiros contatos começaram no outono de 2015 e intensificaram-se nos últimos tempos, pois ambos os municípios concordam com a importância da ligação para os habitantes de uma área e outra e o impacto turístico que pode ter.

Refira-se que esta possibilidade de ligação já é há muito aventada, mesmo antes da construção da ponte Salvaterra – Monção, inaugurada há cerca de 24 anos (assinalam-se no próximo dia 29).

 

 

 

www.asneves.gal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here