MONÇÃO PROMOVE A LAMPREIA DO RIO MINHO

0

Decorreu esta manha, no Museu do Alvarinho, em Monção, a “Promoção da Lampreia do Rio Minho”

Um dos destaque desta apresentação é a realização do XL edição do Rali à Lampreia que se realiza no próximo domingo, dia 26.

Engloba duas provas marcadas para as 11h00 e para as 16h00.

Augusto Domingues, edil monçanense começou por lamentar a ausência (por falecimento) do Sr. Paiva, uma referência do Sport Clube do Porto e da organização desta prova em Monção, recordando a parceria que mantem há muitos anos.

Depois, afirmou que o principal objetivo destes eventos é a promoção de Monção.

“O objetivo é que as pessoas venham depois com a família, e para isso acontecer, têm de levar na mente e no palato, o nosso sabor”. “Temos de promover este território pela gastronomia”, asseverou.

O autarca aproveitou a ocasião para voltar a reivindicar a alteração das datas da Pesca. “Não concordo com as datas e, teimosamente, irei referir isso mesmo às entidades responsáveis, assim com o livre comercialização por parte dos pescadores” concluiu.

Para Augusto Domingues, a pesca da Lampreia devia começar a 1 de fevereiro e não a 15, como atualmente acontece a montante do Rio Minho.

Quem também usou da palavra foi o responsável do Sport Clube do Porto, Sousa Magalhães, que referiu que este ano o comissário de prova será galego, de forma a captar mais pilotos daquele lado da fronteira.

Outro destaque desta apresentação foi para o “Almoço da Lampreia e do Vinho Alvarinho”, organizado pelo Rotary Club de Monção e que se realizará no dia 11 de março.

No sábado 4 de março, pelas 10h00, decorre o “Trilho das Pesqueiras” percurso junto ao Rio Minho que permite vivenciar a pesca de outrora e desfrutar de um património secular. De tarde, realiza-se um “Peddy paper familiar”. Depois, a partir das 18h00, acontece o 2.º Rali Gastronómico da Lampreia, onde 7 bares convidam a uma noite diferente, com muitos prémios à mistura.

No dia seguinte, 5 de março, realiza-se  o 1.º Encontro de Clássicos da Lampreia, com uma rota pelo concelho e uma prova de regularidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here