Monção/Salvaterra: Semana da Eurocidade entre 25 e 30 deste mês

0
Sede da eurocidade

A primeira edição da “Semana da Eurocidade Monção – Salvaterra do Miño”, a realizar entre 25 e 30 de setembro, engloba diversas atividades que visam reforçar o relacionamento social, cultural, desportivo e económico entre as duas regiões transfronteiriças.

 Neste período, está prevista a realização de conferência, roteiro noturno, concerto musical, espetáculo de dança e jogos tradicionais. Esta iniciativa conjunta engloba ainda a assinatura de Protocolo de Colaboração entre o Concelho de Salvaterra do Miño e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.

 A conferência, marcada para o dia 25, terça-feira, pelas 19h00, realiza-se na Casa Museu de Monção/UM, subordinada ao tema “Mobilidade Transfronteiriça: Viver em Portugal, Trabalhar na Galiza; Trabalhar na Galiza, Viver em Portugal”, da autoria de um representante do EURES Transfronteiriço.

 No dia 27, quinta-feira, pelas 12h00, o salão nobre do Concello de Salvaterra de Miño recebe a assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Concelho de Salvaterra do Miño e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.

 No dia seguinte, com inicio às 21h30, realiza-se o roteiro noturno pela Eurocidade. Com distância de 4,5 quilómetros e duração aproximada de 2h30, consta de caminhada pelas muralhas e ecopistas dos dois municípios, com saída do Parque das Caldas, em Monção, e chegada ao Parque da Canuda, em Salvaterra de Miño.

 A caminhada é gratuita, sendo necessária a respetiva inscrição, a qual deve ser feita em formulário próprio, acedendo ao link https://goo.gl/8pzKJp, na Loja Interativa de Turismo de Monção, no Posto de Turismo de Salvaterra de Miño e na sede da Eurocidade. Refira-se que não está disponível transporte de regresso a Monção. Aconselha-se lanterna, refletores, calçado apropriado e água.

 Ponte internacional inaugurada em 1995

A Ponte Internacional sobre o Rio Minho, ligando Monção e Salvaterra de Miño, foi inaugurada no dia 29 de março de 1995, potenciando, nos anos seguintes, o relacionamento cultural/social/desportivo e o intercâmbio económico entre as duas localidades vizinhas.

Os habitantes de Monção e Salvaterra de Miño, habituados a “passar” de barco ou transbordador para o outro lado, sentiam finalmente a possibilidade de uma circulação mais cómoda, rápida e intemporal. Visitar e conviver com amigos tornou-se mais fácil. Ir de comprar, em ambos os sentidos, também.

Para celebrar a passagem do 20º aniversário, os dois municípios uniram-se na elaboração de um programa comemorativo e simbólico que compreendeu o descerramento de placa com denominação da ponte e a assinatura de um protocolo de geminação entre as duas localidades raianas.

No dia 1 de maio de 2017, feriado nacional, foi inaugurada a sede da Eurocidade Monção – Salvaterra de Miño, com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, e o Vice-Presidente da Xunta da Galicia, Alfonso Rueda Valenzuela.

A estrutura localiza-se no antigo edifício da PIDE, após obras de requalificação/adaptação daquele espaço. Símbolo de opressão e repressão durante o Estado Novo, imóvel assume-se, nos dias que correm, como ponto de partida para o reforço de atividades conjuntas entre as duas localidades vizinhas unidas pelo Rio Minho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here