Opinião Luís Ceia | Mostra 100% Alto Minho

0

A 1.ª Mostra 100% Alto Minho vai constituir-se como uma montra de excelência, uma janela que pode projectar a produção endógena da região para outras paragens, outros mercados, que podem ir para além do nosso muito estimado mercado da saudade. Aquilo que de melhor se produz na área agro-alimentar no Alto-Minho a partir dos recursos endógenos, vai poder piscar os olhos à região no seu todo, mas também sorrir para os mercados supra regionais.

Constitui um exemplo do que deve ser o relacionamento entre todos os agentes da nossa comunidade. Julgo que pela primeira vez, pelo menos com esta dimensão que a CIM, ou seja os 10 municípios do Alto Minho, A CEVAL, O IPVC e o Porto e Norte cooperam na realização de um evento que integra toda a região. A conjugação de interesses, que se aglutina em torno do desenvolvimento do território, foi decisiva para que um evento desta dimensão possa ter fecundado. O melhor do Alto Minho, para mim o melhor do mundo, vai passar no fim-de-semana de 29,30 e 31 de Maio no Centro Cultural em Viana do Castelo.

Aqui está um exemplo vivo, de que é possível através de parcerias criar redes de suporte; gerar maior influência politica no quadro regional e nacional; promover a partilha de custos, decisões e riscos; ganhar escala criando sinergias; aumentar a credibilidade do evento, no fundo sermos mais eficazes. Sem dúvida um bom exemplo de que cooperar acresce competitividade. “COMPERAR” é a palavra de ordem!

Pretendendo ser muito mais que uma mostra, este certame vai permitir o desfilar de sectores e produtos que são nossos, a todos nos dizem muito. Desde o vinho, ao fumeiro, doçaria, passando pelo mar e rio, a oferta é 100% alto Minho. É uma oferta nossa, da região. Esta oferta acrescenta valor ao território, cria riqueza local a partir das fontes e produtos locais.

Estão convidados todos aqueles que quiserem perceber o que de melhor se produz no agro-alimentar da nossa região. Mais de meia centena de empresas 100% Alto Minho, vão partilhar aquilo que melhor sabem fazer com os diferentes públicos. Ao grande público pede-se que entranhem os sabores e valores da região que os sintam como seus, aos profissionais que testemunhem aquilo que de bom por aqui se produz e tenham a manifesta capacidade de o levar bem longe.

Só com a participação de todos, estando presentes, divulgado, colaborando, poderemos vender uma marca que muito pode contribuir para a sustentabilidade do nosso território. A marca 100% alto Minho é nossa é de todos aqueles que levam o Alto Minho no coração

Luís Ceia, Presidente da CEVAL

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here