Museu Etnográfico de Longos Vales recria a vida rural de outros tempos

0
Museu Etnográfico de Longos Vales recria a vida rural de outros tempos

Fruto da disponibilidade e entusiasmo de Eduardo Cardoso, que durante alguns anos colecionou diversos objetos agrícolas, o Museu Etnográfico de Longos Vales, situado na antiga Escola Primária do Cesto, tornou-se uma realidade no dia 29 de maio de 2011.

O equipamento, que reúne um considerável espólio de instrumentos do mundo rural, nasceu com o objetivo de divulgar antigos ofícios e modos de vida da freguesia de Longos Vales, valorizando e colocando à disposição do público uma herança cultural e etnográfica coletiva.

Ao longo deste percurso de quase uma década, o mentor do projeto tem vindo a apetrechar o espaço com novos utensílios e equipamentos, enriquecendo, de ano para ano, a estrutura dedicada ao mundo rural. No livro de honra, entre várias citações, pode ler-se: “o passado é o cimento que liga o presente e o futuro. Algo que devemos proteger e valorizar”.

Aberto ao público através de marcação prévia, o Museu Etnográfico de Longos Vales é visitado, frequentemente, por grupos de turistas e amantes da cultura popular, tendo sido, várias vezes, objeto de reportagens jornalísticas escritas e faladas, onde é dado enfâse à quantidade de materiais expostos.

No passado dia 29 de novembro, sexta-feira, cerca de vinte pessoas da Universidade Sénior de Monção visitaram o Museu Etnográfico de Longos Vales, desfrutando de uma tarde marcada pela convivialidade, vivência rural e recordações de infância.

Esta visita, que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Longos Vales, Pedro rodrigues, representou também a primeira oportunidade para Eduardo Cardoso mostrar as últimas peças do museu: malhadeira de centeio e oratório.

O Museu Etnográfico de Longos Vales mostra utensílios de campo, de cozinha e objetos ligados ao linho. Desta forma, quem passar por este espaço cultural pode reviver vivências de antigamente e apreciar, entre outros objetos, carros de bois, potes do alambique, pipos de vinho, malhadores e debulhadores de espigas, sachadeiras, cabaças, etc…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here