OS JOGOS DE INTELIGÊNCIA // UMA MENTE EM PLENA FORMA

0

Mens sana in corpore sano.

Nos tempos hodiernos, esta máxima latina torna-se cada vez mais pertinente. Neste sentido é tão importante exercitar a mente como o corpo.

Os jogos de inteligência são um excelente método para melhorar o rendimento cerebral. Ficou demonstrado que ao dedicar alguns minutos por dia à resolução deste tipo de exercícios, é possível melhorar capacidades como a memória, a dedução, a agilidade e a concentração, entre muitas outras.

Deste modo, com o desenvolvimento destas capacidades, consegue-se estimular a inteligência, entendida não só como a acumulação de conhecimento e a velocidade de aprendizagem mas também como a capacidade de agir com eficiência em situações novas.

Afinal de contas, a inteligência é o que nos permite resolver problemas e ultrapassar dificuldades, experiências anteriores em que nos baseamos.

Assim, os jogos de inteligência constituem uma ferramenta perfeita para ensinar a nossa mente a enfrentar novos desafios. Cada exercício é um enigma que nos incita a procurar a chave da sua solução, um desafio que põe à prova a nossa inteligência. Apelando à nossa curiosidade, os jogos divertem-nos e, quase sem darmos por isso, estimulam e revitalizam o cérebro.

A coleção “Train your Mind” reúne mais de 300 jogos de inteligência que podem ser resolvidos por pessoas de todas as idades, apesar de estarem especialmente dire- cionados para um público com mais de 14 anos. Para resolvê-los, não são necessários grandes conhecimentos, nem qualquer preparação especial. É apenas necessário abrir a mente, libertar-se de ideias preconcebidas e aceitar o desafio. O resultado é duplamente satisfatório: para além de usufruir de bons momentos de diversão, em pouco tempo a sua mente tornar-se-á mais ágil e perspicaz.

Conselhos

Não tenha pressa:

Os exercícios propostos em “Train Your Mind” não são mecânicos. São desafios intelectuais. Para resolvê-los, é necessário motivação, esforço e um certo tempo.

Não desanime:

Procure enfrentar os jogos com descontração e otimismo. Porém necessitará de paciência e perseverança.

Diferentes inteligências:

Os jogos têm grau e tipo de dificuldade diferentes de pessoa para pessoa. Por exemplo, os relacionados com as capacidades de perceção e memória, ou de cálculo e raciocínio.

É de salientar que estes jogos desafiam-nos sendo um contributo para o aumento da nossa autoconfiança e autoestima.

Fonte: Exercite a sua mente –  Expresso: [s.l],2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here