Parquímetros entram em funcionamento no dia 20 de março

0

A Câmara Municipal de Monção aprovou o projeto de Regulamento Municipal de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e de Acesso Automóvel Condicionado.

Assim, a partir de 20 de março, terça-feira, os parquímetros entraram em funcionamento. A gestão ficará a cargo da autarquia local e a receita reverterá a favor de atividades promocionais do comércio tradicional.

O regulamento pretende disciplinar e otimizar a circulação de veículos no centro histórico da vila, atingindo uma maior rotatividade no estacionamento automóvel, de forma a minimizar a tendência atual para o parqueamento de longa duração, uma situação visível nos dias de hoje que o município quer contrariar.

Para António Barbosa, esta medida assume importância relevante na circulação e estacionamento automóvel e constitui uma mais-valia para quem pretende deslocar-se, por tempo limitado, ao centro histórico da localidade.

“Entre as 8h30 e as 18h00, os lugares de estacionamento no centro da vila estão todos ocupados” adiantou António Barbosa, acrescentando que “o pagamento vai levar a que muitas dessas pessoas, que trabalham na zona histórica, libertem esses lugares para quem quer tomar um café, fazer compras no comércio local ou tratar de assuntos nas instituições públicas”.

De segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00

Refira-se que o condicionamento na circulação automóvel e o estacionamento de duração limitada vigorou no Município de Monção entre 2008 e 2016, tendo sido gerido por uma empresa privada, após o respetivo concurso público lançado pela autarquia monçanense.

Com o novo documento, a permanência de veículos fica limitada a três horas e será aplicada a taxa de dez cêntimos por cada dez minutos, vigorando de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00. O núcleo medieval terá acesso condicionado e os habitantes no centro histórico direito a um cartão de residente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here