PCP pede provas a consumidores sobre desastroso desempenho da Águas do Alto Minho

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O desperdício nas redes de abastecimento de água

O PCP pediu hoje aos consumidores do distrito de Viana do Castelo depoimentos do impacto da entrada em funcionamento da Águas do Alto Minho (AdAM) para “levar o mais longe possível” os “resultados desastrosos” daquela empresa.

Em comunicado, hoje enviado às redações, a Direção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) do PCP justificou o apelo com a necessidade de continuar “a denunciar as consequências negativas da entrada em funcionamento da AdAM, empresa que faz a gestão das redes de água em baixa e de saneamento do Alto Minho, nomeadamente o aumento significativo da fatura da água, os erros de leitura dos contadores, erros resultantes da faturação indevida de taxa de saneamento e ainda o IVA taxado nas tarifas fixas do saneamento básico e resíduos sólidos”.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% por sete municípios do distrito de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca, Monção e Melgaço – reprovaram a constituição daquela parceria.

A nova empresa começou a operar em janeiro, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, a cerca de 100 mil clientes e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

“Continuaremos a lutar em defesa do bem público de abastecimento de água e da proposta da CDU que este serviço seja garantido pela agregação dos serviços municipais de todos os concelhos do Alto Minho e não, como agora acontece, por uma empresa que é notoriamente incapaz de dar sequer resposta às reclamações dos utentes”, sustenta o partido.

Na nota, o PCP apela “a que os utentes da AdAM procedessem ao envio de um depoimento sobre o impacto que esta situação teve nas suas vidas, bem como exemplos concretos de erros na fatura e aumento de preços” para o endereço eletrónico do partido em Viana do Castelo.

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