Planetário “A nossa casa é um Planeta” incentiva práticas ambientais

0

Os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Monção viveram ontem um dia diferente, dentro da escola mas fora da sala de aula, absorvendo alguns conhecimentos no âmbito da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Durante todo o dia, o planetário “A Nossa Casa é um Planeta” esteve no Centro Escolar Prof. José Pinheiro Gonçalves, apresentando três filmes focados nas temáticas da redução, reutilização e reciclagem.

Marcaram presença 440 alunos de Monção, Mazedo, Pias e Tangil que, ao longo de meia hora, aprenderam, num cenário confortável e informal, como utilizar os recursos de uma forma responsável e eficiente.

A vereadora Natália Rocha participou numa das sessões, tendo evidenciado, junto da imprensa local, a importância deste género de iniciativas para incentivar práticas ambientas junto das crianças. Disse: “Os alunos aprendem e levam para casa os ensinamentos, incentivando os pais a fazerem o mesmo”.

Os filmes, projetados em 360º, contam a história da Guida e do Rui, em versões adaptadas a várias idades. Os dois irmãos desenvolvem uma ação explicativa, focando-se no porquê de reduzir, reutilizar e reciclar, os resíduos que produzimos em nossa casa.

O projeto “A Nossa Casa é um Planeta” resulta de um trabalho conjunto das empresas Algar, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor e Valorminho, contando com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here