Ponte de Lima vai receber o Museu Nacional da Canoagem

0
Ponte de Lima vai receber o Museu Nacional da Canoagem

Esta e outras novidades foram anunciadas este sábado, dia 18 de janeiro, na “Gala Anual – Festa dos Campeões”, organizada na vila limiana, no Auditório Rio Lima, pelo Clube Náutico de Ponte de Lima (CNPL).

Perante um auditório com a lotação esgotada, Victor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, deixou a plateia emocionada ao informar que aquela organização escolheu Ponte de Lima para a localização do Museu Nacional da Canoagem.

Tudo isto numa sessão solene em que dezenas de atletas do CNPL foram homenageados com prémios, diplomas e menções honrosas, pelos seus desempenhos nas provas nacionais e internacionais de 2019.

Para além dos atletas, estiveram também presentes os seus familiares, os dirigentes e as equipas técnicas do CNPL, os patrocinadores, bem como o presidente da assembleia municipal, João Mimoso de Morais, alguns membros do executivo camarário liderado por Vítor Mendes, vários presidentes de juntas de freguesia e os diretores dos agrupamentos de escolas do município limiano, para além de outras personalidades da sociedade civil e desportiva.

João Carlos Gonçalves, presidente do CNPL destacou o facto da canoagem ter sido considerada pelo jornal “O Jogo” como o “desporto da década” e salientou que o clube que dirige é, presentemente, o maior de Portugal, quer um número de atletas federados quer em número de medalhas e campeonatos ganhos.

Ponte de Lima vai receber o Museu Nacional da Canoagem

Vítor Mendes, num discurso empolgante destacou o papel social e educativo do CNPL na sociedade limiana, evidenciou a capacidade das lideranças e “atirou”, para o auditório, mais decisões que vão marcar a vida desportiva e social de Ponte de Lima.

Com efeito, Vítor Mendes informou que a edilidade vai proceder a um grande projeto de requalificação do rio Lima, em parceria em a Agência Portuguesa do Ambiente, com um caderno de encargos de cerca de um milhão de euros.

Indo de encontro ao solicitado pelo CNPL, Vítor Mendes disse, ainda, que vai dar um novo impulso ao desporto e ao turismo náutico limiano, procedendo para o efeito a importantes obras de ampliação das instalações do Centro Náutico Fernando Pimenta.

Vítor Mendes, não escondendo a felicidade pela escolha de Ponte de Lima para receber a sede nacional do Museu da Canoagem, afirmou que esse será mais um desafio aliciante para a sua equipa e para o seu município, projeto que depois de executado colocará Ponte de Lima como o “epicentro” mundial da canoagem.

Fontes presentes na sessão disseram à VALE MAIS que as instalações do antigo quartel dos Bombeiros ou o edifício da escola do 1.º ciclo recentemente desativada (e a requalificar), podem ser algumas das hipóteses que darão dignidade a um museu de âmbito nacional.

Esteve na “Gala Anual – Festa dos Campeões” o campeão Fernando Pimenta (muito aplaudido), hoje ao serviço do Benfica, mas com o coração em Ponte de Lima, tendo-lhe sido pedido, por Vítor Mendes e Vítor Félix, que brinde Portugal com medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here