Ponte de Lima/Ponte da Barca é zona crítica de cheia

PONTE DE LIMA / PONTE DA BARCA

0

A APA – Agência Portuguesa do Ambiente identificou 22 zonas críticas de alto risco de cheias no continente, distribuídas pelas principais bacias hidrográficas, e ainda cinco zonas nos Açores e 27 na Madeira.

Entre as zonas identificadas no continente como tendo uma alta probabilidade de inundação em períodos de 20 anos, está a de Ponte de Lima e Ponte da Barca, junto ao rio Lima.

O estudo da APA permite “mapear as zonas de risco de inundação e cheia no país” e foi realizado em “estreita cooperação com a Autoridade Nacional de Proteção Civil e com os municípios”, realçou o presidente da agência, Nuno Lacasta.

Com base no mapeamento destas zonas de risco, serão elaborados até ao verão planos de gestão de riscos de inundações, que entrarão depois em consulta pública e deverão ser aprovados até 22 de dezembro.

A identificação destas zonas inundáveis e de risco e a elaboração de planos que minimizem as consequências de eventuais inundações resultam da obrigação de uma diretiva europeia transposta para o direito nacional pelo decreto-lei n.º 115/2010, de 22 outubro.

A cartografias agora divulgada está disponível ‘online’ em http://sniamb.apambiente.pt/Diretiva60CE2007/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here