“Projeto Onda Verde”promove sessões sobre compostagem nas escolas do Vale do Minho

0
“Projeto Onda Verde”promove sessões sobre compostagem nas escolas do Vale do Minho

As turmas que participam no “Projeto Onda Verde no Vale do Minho”receberam um conjunto de sessões informativas sobre a prática de compostagem, dinamizadas pela equipa do CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.Dotar as novas gerações de conceitos para a melhoria nesta matéria é a grande prioridade.

De Melgaço a Caminha, as escolas dos cinco concelhos do Vale do Minho acolheram estas sessões transmissoras do saber fazer, com os recursos existentes e a motivação para que toda a comunidade participe.Em algumas escolas há espaços com terra, noutras predominam o cimento e a relva artificial. Há escolas em que da horta se retiram legumes para a sopa, outras que conseguem ter apenas um cantinho com algumas aromáticas e flores.

O objetivo destas atividades do Projeto “Onda Verde no Vale do Minho”é mostrar como pode ser feita a Compostagem em ambiente escolar, de forma simples e participativa, envolvendo toda a comunidade educativa e perceber,caso a caso, qual a melhor estratégia para que o processo funcione em cada escola.

Nestas sessões,a equipa do CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, que desenvolve há mais de 10 anos o projeto “Da terra para a Terra”,foi convidada a dar o seu testemunho, uma vez que já disseminaram a temática da Compostagem a quase 20.000 alunos!

A presença e participação de alunos, professores, auxiliares da cantina, pais e avós foi extremamente profícua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here