PSP SENSIBILIZA MAIS DE 9300 ALUNOS PARA PREVENÇÃO DE ABUSOS SEXUAIS

NACIONAL / ALTO MINHO

0

No âmbito do Dia Europeu sobre a Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, a Polícia de Segurança Pública desenvolveu mais de três centenas de ações de sensibilização junto de alunos do ensino básico e secundário sobre os temas em destaque, entre 18 de novembro e 4 de dezembro.

As ações desenvolvidas permitiram chegar a mais de 9 300 crianças e jovens, bem como a mais de 1 100 pais e professores. O objetivo era dar a conhecer determinados fenómenos criminais, como a exploração sexual e o abuso sexual de menores, no sentido de contribuir para uma maior consciencialização deste tipo de crimes, que constituem uma grave violação dos direitos das crianças.

As ações de sensibilização foram ainda complementadas com a divulgação de medidas preventivas e protetoras dos direitos das crianças, nomeadamente no que concerne a temas como prevenção criminal, autoproteção, tráfico de seres humanos e utilização da Internet, com o objetivo de sensibilizar as crianças e jovens para conhecerem os riscos que correm e, dessa forma, evitar a vitimização.

De acordo com dados divulgados pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa, uma em cada cinco crianças, na Europa, é vítima de alguma forma de violência ou de exploração sexual. Os números fizeram com que o citado comité decretasse que, a partir do presente ano, se assinalasse a 18 de novembro o Dia Europeu sobre a Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here