Queixas contra o SEF disparam 139%

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Queixas contra o SEF disparam 139%

Dificuldade em conseguir agendamento e demora na entrega dos documentos são as principais reclamações registadas no Portal da Queixa

O Portal da Queixa, referência nacional em matéria de consumo, registou um aumento significativo das reclamações dirigidas ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Entre 14 de abril de 2018 e 14 de abril de 2019, as queixas dispararam 139%, comparativamente com o período homólogo. A dificuldade em conseguir agendamento é a principal queixa apresentada nos períodos em análise.

O Portal da Queixa tem acompanhado a crescente insatisfação dos cidadãos estrangeiros perante os serviços prestados pelo SEF. Desde o início do ano e até ao dia 14 de abril, a maior rede social de consumidores de Portugal já viu serem registadas na sua plataforma online 133 reclamações.

A equipa do Portal da Queixa decidiu analisar dois períodos mais longos e verificou que, de 14 de abril de 2017 a 14 de abril de 2018, foram recebidas 198 reclamações, tendo constatado que o número das queixas disparou para 474, entre 14 de abril de 2018 e 14 de abril de 2019, refletindo uma significativa subida de 139%.

São vários os motivos das reclamações que os cidadãos dirigem ao SEF. No entanto, a maioria reporta: a dificuldade em conseguir agendamento, a demora na entrega dos documentos, o mau atendimento e a falta de resposta.

A página do SEF no Portal da Queixa é o reflexo do descontentamento dos consumidores que procuram o serviço, uma vez que, apresenta um Índice de Satisfação de apenas 17.8 em 100.

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