Resposta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil à pandemia da COVID-19

0

No âmbito da COVID-19 a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem desenvolvido uma intensa atividade diária. Nesse sentido e por forma a responder a esta crise de saúde pública originada pela pandemia foram através da ativação do Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil acionadas e colocadas em prática no terreno várias medidas resultantes do esforço conjunto e solidário de otimização de recursos, competências e capacidades das forças, serviços entidades aos vários níveis da administração do território e pelas diferentes áreas públicas.

Por todo país, os diferentes Agentes de Proteção Civil e os Municípios têm vindo a desenvolver uma intensa atividade de mobilização de recursos e valências, destacando-se as vertentes da sustentação logística, do apoio às populações e a operacionalização de soluções alternativas para apoio a lares e outros estabelecimentos similares em articulação com a Segurança Social.

Também em articulação com a Autoridade de Saúde foi objetivo aumentar a capacidade de acolhimento e triagem dos doentes COVID-19.

De salientar que os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC concentram a sua atenção, também, na preparação e organização de postos de comando que operacionalizam os Planos de Emergência de Proteção Civil Distritais acionados, respondendo a situações atuais e futuras de maior exigência do sistema de proteção civil.

Foram ainda desenhados níveis de alerta e resposta para Portugal, integrando a evidência técnica e cientifica, nacional e internacional, que descrevem as orientações estratégicas necessárias ao setor da saúde face à ameaça de saúde pública – Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (COVID-19)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here