Seminário Internacional sobre Devoções de Fronteira na Casa Museu de Monção

0

Hoje e amanhã, dias 11 e 12,  a Casa Museu de Monção, Unidade Cultural da Universidade do Minho sita na vila de Monção, organiza um Seminário Internacional sob a temática Devoções de Fronteira. Peregrinações, Festas e Romarias no Mundo Ibérico.

Este Seminário conta com a participação de reputados investigadores portugueses e espanhóis especialistas nestas matérias provenientes das Universidades de Saragoça, Huelva e Santiago de Compostela em Espanha e do lado português da Universidade do Minho e Fernando Pessoa.

Destacam-se as comunicações de Eliseo Serrano Martín (Universidade de Saragoça) “Devociones en la Contrarreforma: santos nuevos, santos en discusión”, de David González Cruz (Universidade de Huelva) “Modelos religiosos y devocionales en la frontera suroccidental de Europa” e de Ofélia Rey Castelao (Universidade de Santiago de Compostela) “Santos patronos dos dous lados da fronteira: unha cuestión de identidade”.

Para as temáticas mais locais e nacionais destacam-se as conferências que vão ser proferidas pela  Marta Lobo (Lab 2-PT/Univ. do Minho) “Devoções numa Misericórdia de fronteira: o caso de Monção na Idade Moderna”,  José Viriato Capela (Lab 2-PT/Univ. do Minho) “Devocionário de fronteira”; Álvaro Campelo (Universidade Fernando Pessoa) “A fronteira e as rotas de Peregrinação entre a Galiza e o Minho. Uma antropologia do espaço fronteiriço“; Ernesto Português “Devoções de Monção que cruzam a fronteira: Nossa Senhora dos Milagres e São Vicente Ferrer” e Elisa Lessa (ILCH/Universidade do Minho) “Devoções de Fronteira no feminino: o gosto das monjas músicas pelos vilancicos e chançonetas dos séculos XVII e XVIII”.

Na 6ª feira, dia 12, da parte da tarde o Seminário decorrerá em Paredes de Coura para uma conferência e visita guiada à Confraria do Espírito Santo efetuada por Victor Paulo (presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura e com trabalhos sobre a mesma).

A Organização deste Seminário Internacional é da Casa Museu de Monção/Universidade do Minho e do Lab 2PT/Universidade do Minho e conta com o apoio dos Municípios de Monção e Paredes de Coura, do Lab 2PT/Universidade do Minho e do Departamento de História/Universidade do Minho

A Comissão Científica deste evento está assegurada por Ofélia Rey Castelao da Universidade de Santiago de Compostela e pelos professores José Viriato Capela e Maria Marta Lobo de Araújo, da Universidade do Minho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here